segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Processo de integração entre pesquisa e Ater é apresentado na Fertbio 2014

Adelaide Santana da Costa
Incaper tem participação significativa na Fertbio 2014


26/09/2014 - 09h10min

No mês de setembro, pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram de um importante evento da Ciência do Solo no país, a Fertibio 2014, em Minas Gerais. A atividade contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas, entre técnicos, produtores, empresários de vários setores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados à área de solos.

A Fertbio 2014 reuniu quatro importantes eventos da Ciência do Solo: a XXXI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a XV Reunião Brasileira sobre Micorrizas, o XIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a X Reunião Brasileira de Biologia do Solo. O tema central deste ano foi “Fertilidade e biologia do solo: integração e tecnologias para todos”.

De acordo com o pesquisador do Incaper André Guarçoni, que esteve na Comissão Organizadora e no Comitê Científico da Fertbio 2014, um dos principais temas do evento foi como promover a passagem do conhecimento gerado pela pesquisa para os agricultores. “O Incaper é uma instituição de referência na integração da pesquisa com a assistência técnica e extensão rural no país. Na Fertbio a Instituição pode socializar a experiência com os demais participantes da atividade”, falou André.


Integração pesquisa e Ater

Durante a Fertbio 2014, o processo de integração entre a pesquisa e a Ater no Incaper foi apresentada pelo pesquisador José Aires Ventura no painel “Integração e tecnologias: do pesquisador ao produtor”. Nesse debate, a visão do extensionista e do produtor também foram apresentadas, respectivamente, por Leandro Marciano Marra, Secretário de Agricultura de Jeceaba (MG) e Orlando Carlos Martins.

“Apresentei a experiência do Incaper em disponibilizar tecnologias para o produtor rural, a partir das definições do Planejamento Estratégico da Instituição. Além da carteira de projetos estratégicos, destaquei os procedimentos que estabelecem como é feita a geração do conhecimento no Incaper, a partir das demandas de pesquisa vindas dos produtores rurais e do olhar científico do próprio pesquisador”, afirmou Aires.

Ele disse que a instância para o levantamento dessas demandas no Instituto é o Fórum de Integração Pesquisa e Ater, que reúne extensionistas, os quais apresentam demandas de agricultores feitas em diagnósticos participativos nas comunidades rurais, e de pesquisadores, que discutem a existência ou não de tecnologias para solucionar determinada demanda”, relatou José Aires.
Os resultados do Balanço Social do Incaper 2013 também foram apresentados na ocasião, demonstrando o retorno que o serviço público de pesquisa e Ater capixaba traz para a sociedade em geral. 


Debate sobre fertirrigação

O pesquisador e diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, participou como debatedor da palestra “Uso eficiente de água e nutrientes em sistemas irrigados”. “Discuti com os participantes sobre o déficit hídrico e a necessidade de quantidade de água para cada cultura. Também abordei a quantidade de adubo de acordo com a demanda de cada cultura. Isso evita que se coloque adubo a mais ou se desperdice material, além de se evitar que haja contaminação do solo”, falou Aureliano.

Ele também disse que discutiu sobre a viabilidade econômica da fertirrigação para agricultores de base familiar. “A agricultura familiar é muito diversificada, por isso é preciso considerar as diversas culturas para elaborar um projeto de irrigação adequado e viável”, afirmou.


Reunião técnica

A pesquisadora do Incaper, Adelaide Santana da Costa, participou de uma reunião sobre resultados e metodologias de um trabalho desenvolvido pelo Instituto sobre valores orientadores de qualidade do solo no Estado do Espírito Santo. “Estivemos com pesquisadores da UFAL e UFPB que desenvolvem o mesmo tipo de pesquisa em seus estados a fim de comprar os resultados”, destacou a pesquisadora.


Assessoria de Comunicação – Incaper:
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário