segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Primeira FLICAN impressiona público e profissionais de Educação em Anchieta

por Assessoria de Comunicação

29/09/2014 12:00

flicansegundodia
flicansegundodia
bia bedran
marcus e marcia
flicansegundodia
flicansegundodia
flicanabertura
Durante a semana foram dezenas de apresentações culturais das escolas municipais de Anchieta, presença de nomes consagrados na área da Educação e diversas atividades, que enriqueceram expectadores de toda a região que buscavam cultura, aprendizado, capacitação e diversão.
 
A Primeira edição da Feira Literária e Cultural de Anchieta (FLICAN) foi encerrada no último sábado (27).Nos cinco dias de evento milhares de pessoas passaram pela Vila Olímpica da Cidade. No local uma estrutura especial foi montada para abrigar os diversos espaços que levaram arte, cultura e educação à crianças, adultos, estudantes e educadores.
 
Todos os dias do evento foram marcados por apresentações de mágica, teatro de fantoches, poesia e a tradicional Feira Literária, que levou para os visitantes o que há de mais atual no mundo dos livros. Além disso, a Flican contou também com dezenas de apresentações culturais de estudantes das escolas da rede municipal, muito teatro, contação de histórias, música e palestras.  
 
Na abertura, que aconteceu na última terça (23), a poetisa capixaba Elisa Lucinda lotou o local em um stand up que proporcionou reflexão e muitas risadas.
 
O segundo dia da Feira foi de programação cultural para os estudantes e também para os professores com a brilhante palestra do escritor e professor Hamilton Werneck.
 
Finalizando a programação da quarta-feira (24), o palco principal foi tomado pela magia e a música da banda Teatro Mágico, que emocionou expectadores de todas as idades.
 
Na quinta-feira (25) durante todo o dia, as estrelas da Flican continuaram sendo os próprios alunos, que se apresentaram em diversas atrações culturais. A Escola de São Mateus, por exemplo, encantou com o tradicional jongo, já a Escola Manoel de Paula Serrão, brilhou com a banda Força Jovem, a Tom e Jerry deu asas à imaginação com a peça “Passeando pelo mundo da fantasia” e a Escola Genelice dos Reis, com a energia e música do grupo afro-recantense, fez bonito no palco.
 
À noite, foi a vez da cantora Bia Bedran fechar com chave de ouro o terceiro dia de programação.  Bia fez um passeio pela literatura e poesia, por meio de números musicais e linguagem cênica envolvendo crianças e adultos. A arena da Vila Olímpica ficou pequena para tanta alegria e divertimento das famílias que fizeram questão de interagir com a compositora cantando e participando das brincadeiras e toda movimentação corporal.
 
O prefeito Marcus Assad e a primeira dama Márcia Cypriano prestigiaram a apresentação.
 
“Não se trata apenas de levar cultura e educação ao povo, mas de levar o povo à cultura e à educação. Anchieta tem condição de suportar eventos deste porte e, por isso, temos obrigação de promover o melhor em conhecimento para nossos alunos e professores. A educação é uma das prioridades da administração e há muito mais por vir”, disse o Prefeito.
 
“Aprender tem que ser gostoso”! foi a palestra ministrada no penúltimo dia da Feira, pela professora Maria Augusta Sanches Rossini. O auditório ficou pequeno para o número de profissionais interessados em aumentar seus conhecimentos na arte de ensinar.
 
O encerramento aconteceu no sábado (27) às 10 horas com a palestra de Glorinha e Renato.
 
De acordo com a secretária municipal de Educação, Brunella Couto, a segunda edição da FLICAN já está sendo preparada para 2015 e contará com muito mais atrações.
 
“O objetivo foi alcançado. Atendemos a todas as 7.500 crianças das escolas municipais que passaram pela FLICAN, sem contar as de escolas de outros municípios que nos visitaram. O mais importante foi o aprofundamento dos alunos com a arte, música e literatura, pois, eles não apenas visitaram a feira, mas produziram também. O sucesso  foi tão grande que já estamos trabalhando na FLICAN 2015” , informou Brunella.
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário