terça-feira, 30 de setembro de 2014

Capacitações em diversas áreas para jovens e mulheres rurais de Linhares

Arquivo / Incaper
Os cursos buscam capacitar mulheres e jovens rurais capixabas.
30/09/2014 - 11h11min

Jovens e mulheres rurais do município de Linhares, no Norte do Espírito Santo, têm a oportunidade de participar de diversos cursos de capacitação. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mobilizou os interessados, de acordo com as necessidades de cada grupo.

No Assentamento Sezínio, mulheres rurais irão participar de um curso de Administração dos Recursos da Família, realizado dias 01° e 02 de outubro. A ideia é capacitá-las para que aprendam a gerir o orçamento doméstico e organizar a renda familiar. “A mulher tem uma visão mais global dos gastos da casa, das despesas da família. O objetivo desta capacitação é que elas aprendam a colocar um preço justo nos produtos da família. O Incaper está ajudando a organizar uma feirinha no assentamento, e precisam saber vender com o preço adequado”, disse Anderson Ribeiro Guasti, do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Linhares.

Nos dias 06,07 e 08 de outubro, o curso de Administração de Propriedades em Regime de Economia Familiar deve reunir os jovens rurais do Assentamento Primeiro de Agosto, também em Linhares. Tradicionalmente no Espírito Santo, as propriedades rurais são passadas de pai para filho, e os jovens precisam ser capacitados para fazer uma gestão diferenciada no campo. “Eles vão observar qual atividade dá mais retorno. Às vezes, eles possuem uma área grande de plantio que não dá tanto retorno. Uma área menor, com outra atividade, pode ser mais interessante. Vão aprender ainda a calcular quanto isso onera para a família, e a importância deste percentual para o orçamento”, disse Guasti.

O curso Com Licença, Vou à Luta, será realizado para as mulheres do Assentamento Sezínio nos dias 14, 21 e 28 de outubro. A capacitação é voltada exclusivamente para as mulheres, e visa mostrar a importância da mulher no grupo social e familiar. “É uma discussão de inclusão das mulheres no contexto rural, que ainda recebe um olhar um tanto machista. As mulheres se destacam, podem ajudar e têm uma importância enorme. Elas podem fazer a diferença nas atividades da família”, finalizou Guasti.

Os cursos em Linhares são realizados pelo Incaper em parceria com o serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura. Para saber quais os cursos que o Incaper realiza no seu município, acesse: http://www.incaper.es.gov.br/index.php?a=eventos/index

Assessoria de Comunicação – Incaper:
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário