terça-feira, 30 de setembro de 2014

Crianças aprendem a preservar o meio ambiente desde cedo em Viana

Texto: Linda de Abreu / Foto: Linda de Abreu30/09/2014 - 15:52 h


Nesta terça-feira (30), crianças participaram da “5ª Caminhada Ecológica” do CMEI12caminhadaecologica (5) (200x150).jpg “Calypio Siqueira Rocha”. Acompanhados dos professores e de alguns pais, os alunos percorreram o entorno da unidade de ensino distribuindo sementes de girassol àqueles que passavam. Participam também representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), membros da Associação da Terceira Idade deMarcílio de Noronha, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Polícia Militar.
Antes de iniciar o trajeto, o público pode conferir os trabalhos em Educação Ambiental feitos pelos estudantes. Também houve leitura da poesia “A Faxina da Natureza”, de Sylvio LuizPanza e alongamento físico para os idosos que participam da Academia Saudável.
12caminhadaecologica (3) (150x200).jpgAngela Maria Rodrigues é avó do aluno especial Bryan, de seis anos. Além de outros eventos que o CMEI realiza, essa é a segunda caminhada que ela participa com seu neto. “Acho muito boa essas atividades. Muitas coisas que os pais não tem tanto conhecimento para falar, aqui eles aprendem. A gente vê que eles mesmo já conversam uns com os outros que não pode jogar lixo no chão, que tem que fechar a torneira pra economizar água. Pra mim é muito valioso o ensino que eles dão aqui”, afirmou a dona de casa.
Segundo a diretora Nerli Teixeira, a caminhada é uma12caminhadaecologica (4) (200x150).jpg extensão do trabalho desenvolvido cotidianamente. “Trocamos todas as lâmpadas por outras mais econômicas, compramos livros relacionados à temática ambiental e realizamos visitas com as turmas para o Parque Pedra da Cebola, Horto de Maruípe e fazendaexperimental do Incaper, em Jucuruaba. Também começamos a cultivar uma horta com diversos legumes, como beterraba, cenoura, couve, alface, cebolinha, salsa, chuchu, abóbora, batata e feijão”, acrescentou.
Inclusive o evento terminou com as crianças plantando e regando hortaliças, sob a orientação do técnico do Incaper. “Eu gosto de plantar. A gente tem que cuidar do meio ambiente que nem da nossa família”, resumiu o aluno Enzo, de apenas quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário