segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pessoas em situação de rua participam de oficina na Serra


Atendimento será nesta terça-feira (30) e quarta-feira (1º)
Denys Lobo e Carla Nascimento
Nesta terça-feira (30) e quarta-feira (1º) será realizada uma oficina de orientação profissional para a população de rua do município da Serra.
O objetivo é qualificar os participantes para o mercado de trabalho, oferecendo novas perspectivas pessoais e profissionais.
Divulgação/ PMSOficina será realizada no Sine da Serra
A oficina será no Sine da Serra, das 9 às 12 horas. Ela é fruto de um grupo de trabalho criado para a elaboração de um plano de ação voltado para a população de rua que reside na cidade.
A ação está sendo realizada numa parceria entre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), a Secretaria de Ação Social (Semas) e o Centro Pop. Inicialmente, será atendida a população das regiões de Jacaraípe, Serra-Sede, Bairro de Fátima, Hélio Ferraz, São Geraldo e Jardim Limoeiro.
Na primeira edição do evento serão atendidos 12 frequentadores de rua, que serão encaminhados à Seter por meio do Centro Pop. Apesar de ainda não ter data definida, outras oficinas semelhantes serão realizadas até o fim do ano, com o objetivo de qualificar todas as 70 pessoas acompanhadas pelo Centro Pop.
Segundo a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Fernanda Sousa, a oficina seguirá o modelo das outras capacitações realizadas no município.
“A metodologia da oficina não sofrerá nenhuma alteração. A diferença será na abordagem. Ela tem como objetivo preparar essa população para a inserção no mercado de trabalho, para que ela perceba que esta é uma oportunidade para sair das ruas, se assim desejarem”, frisou a secretária.
Todas as pessoas que participarem da oficina serão encaminhadas cursos de qualificação ou diretamente para vagas de emprego, caso preencham o perfil solicitado pelas empresas.
“Esse tipo de oficina representa um recomeço de vida para essas pessoas. É uma oportunidade de se qualificar”, destaca a secretária de Ação Social, Regilene Mazzariol Tononi.
Centro Pop
Centro Pop oferece diversas atividades durante o dia para pessoas em situação de rua como emissão de documentos, orientação psicossocial, inclusão em programas na área de saúde, encaminhamento para cursos profissionalizantes e para o mercado de trabalho, entre outros serviços. Lá, também podem ser realizadas refeições e higienização. O encaminhamento é feito pela equipe de Abordagem de Rua.

CRÉDITOS: Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda | 29/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário