terça-feira, 30 de setembro de 2014

Idosas fazem questão de continuar com a mão na massa em Viana


Texto: Júlio Palassi / Foto: Luana Correa e Siumara Gonçalves
30/09/2014 - 12:00 h

Elas passaram uma vida inteira trabalhando. Cuidaram da família, construíram seu patrimônio e chegaram à terceira idade há 15 e 20 anos e, mesmo podendo usar todo o tempo que têm somente para o lazer, fazem questão de por a mão na massa e continuar na ativa. É assim com Tereza Barbosa Helmer, 75 anos, e Nely Maria Rodrigues Dias, 81 anos, que vão comemorar o Dia Mundial do Idoso, nesta quarta-feira (1º), com muito o que fazer.
Moradora da sede de Viana, mãe de cinco filhos e com oito netos, dona Nely tem um histórico profissional de dar orgulho a todos e é atrás de uma barraquinha recheada de bolos, tortas, feijão tropeiro, pães, doces e tantas outras delícias, que a encontramos às quintas e sextas-feiras, das 15h às 21 horas, no centro do município. “Tudo é feito por mim. Faço questão de preparar tudo e trazer bem fresquinho para vender”, destacou ela, que já trabalhou numa fábrica de chocolates e foi feirante durante 22 anos.
Pensionista e com uma renda mensal que garante uma vida tranquila, a opção de dona Nely em manter a barraquinha vai além do valor financeiro que adquire com a venda dos produtos. Aqui, todos já me conhecem e passam também para pedir a bênção, me cumprimentar e dar um beijo. Isso levanta a autoestima, melhora o moral, me deixa feliz”, contou ela, que está sempre acompanhada por uma filha e há um ano ficou viúva depois de 64 anos de matrimônio.
IMG_9946.JPGOutra que continua pondo a mão na massa é a ex- merendeira Tereza Barbosa Helmer, de São Paulo de Viana. Depois de 35 anos de trabalho na Prefeitura de Viana, há cinco ela se aposentou, mas quis se manter na ativa. Todo sábado ela sai de casa às três da madrugada e segue com um dos seis filhos para a feira no centro de Viana, onde há 25 anos vende biscoitos, brevidades, fubá, farinha, café e pães, a maioria produzida por ela na véspera, para reforçar a renda da família.
Com dez netos e seis bisnetos, dona Tereza destaca que é importante continuar trabalhando, pois é algo de que gosta muito. “Quando a gente trabalha, continua vivendo e não fica esperando a morte chegar. E é esta a minha mensagem para todos os idosos nesta data em que comemoramos o nosso dia”, destacou.
Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. A região Norte, apesar do contínuo envelhecimento observado nas duas últimas décadas, ainda apresenta uma população bastante jovem, devido aos altos níveis de fecundidade no passado. Já as regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores proporções de idosos na população total, mantendo-se como as duas regiões mais envelhecidas do País. Ambas tinham em 2010 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais.
Comemoração
05807.JPGEm Viana, a turma da terceira idade vai contar com uma programação especial para comemorar o Dia do Idoso. A partir desta terça-feira (30), até a próxima sexta (03), haverá evento todos os dias no Centro de Convivência, onde eles costumam se reunir na Sede do município. Vai ter Tarde Educativa, Caminhada, Esportes e Jogos Adaptados para Terceira Idade e uma Tarde Cultural com troca de experiências. (confira abaixo)
"Essa programação é para atender a todos os idosos do município, os que frequentam o Centro de Convivência e também aqueles que não participam das atividades oferecidas no espaço. Atualmente 55 idosos frequentam as oficinas motivacionais, hidroginástica, acompanhamento psicossocial, alongamento/barra/ginástica e eventos comemorativos que são promovidos no Centro de Convivência", comentou a coordenadora do espaço, Vivian Salles.
O Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Viana fica na Rua Quintino Bocaiuva, no centro de Viana, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas. Mais informações: 3255-1880.
PROGRAMAÇÃO
Dia 30/09 - Terça-feira – das 14h às 16h30
Tarde educativa – com a equipe do programa Saúde do Idoso de Viana e do CREAS (Serviço de Proteção ao Idoso Vitima de Violência).
Dia 01/10 -Quarta-feira – das 09h às 17horas
-09 horas - Caminhada com a Saúde inicio das atividades do Outubro Rosa e Comemoração ao dia do Idoso na rua. Concentração em frente à Prefeitura, às 08h30.
-13horas - Abertura do EJAT (Esportes e Jogos Adaptados para Terceira Idade).
Dia 02/10 - Quinta-feira – 13h às 17 horas
Encerramento do EJAT (Esportes e Jogos Adaptados para Terceira Idade), com premiação dos vencedores.
Dia 03/10 – Sexta-feira – 13h às 17horas
Tarde de troca de experiência, com uma tarde cultural – presença do Grupo Superior Idade de Campo Grande – Cariacica.
Saiba mais sobre o Dia Internacional do Idoso:
Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
No Dia Internacional do Idoso decorrem várias iniciativas para a população idosa, nomeadamente palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário