segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Livro da UFLA sobre raízes traz capítulo de pesquisadores do Incaper


26/09/2014 - 15h45min

O livro “Sanidade de Raízes”, organizado pelo Núcleo de Estudos em Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conta com um capítulo escrito pelos pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) José Aires Ventura e Hélcio Costa. O tema do capítulo trata dos aspectos sanitários do sistema radicular na produção de mudas.

De acordo com o pesquisador José Aires Ventura, o capítulo do livro demonstra a importância de produção de mudas sadias. “A sanidade do sistema radicular de mudas deve ser assegurada durante o processo de produção, evitando a morte de plantas e a disseminação de patógenos para novas áreas. Esse último fator pode ocasionar o aumento do custo de produção, a redução da produtividade das culturas e, em alguns casos, até mesmo a inviabilidade temporária da cultura nas áreas onde esses patógenos foram produzidos”, explicou José Aires.

Ele explicou que as doenças radiculares causadas principalmente por fungos, bactérias e nematoides estão entre as principais causas de redução na produtividade de culturas. Para realizar o controle das doenças, é recomendada a utilização do manejo integrado, pelo uso de vários métodos culturais e biológicos; de material propagativo sadio; preparo do solo; manejo de irrigação; nutrição equilibrada e manejo da matéria orgânica, eliminando-o o inóculo inicial ou pela redução da taxa de doença.

Produção de mudas sadias

Entre os vários procedimentos que podem ser adotados visando à sanidade radicular na produção de mudas estão a utilização de sementes isentas de patógenos; a manipulação dos substratos em locais limpos; a assepsia das mãos, ferramentas e recipientes; a utilização de água para irrigação com qualidade, eliminação de plantas invasoras; a segurança e controle no acesso às estufas e viveiros; limpeza dos viveiros; local para descarte de mudas, substratos e restos de cultura, bem como manter como rotina o registro e histórico das operações na produção de mudas.

“A aplicação dos conhecimentos e das melhores estratégias do manejo integrado para a sanidade do sistema radicular e produção de mudas garante a sanidade, a qualidade do material produtivo e o sucesso da cultura”, relatou Aires.

Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas

Para apresentar os temas abordados no livro “Sanidade de Raízes”, foi realizado o XIV Simpósio de Manejo de Plantas, na UFLA. Na ocasião, o pesquisador do Incaper José Aires Ventura apresentou a palestra sobre “Aspectos sanitários do sistema radicular na produção de mudas”.

No evento, o pesquisador do Incaper também ministrou o minicurso denominado "Diagnóstico e manejo de doenças causadas por Fusarium e Rhizoctonia”, em conjunto com Ludwig Pfenning (UFLA) e Paulo Cesar Ceresini (UNESP, Ilha Solteira).

Serviço

Para adquirir o livro, basta entrar em contato com o Núcleo de Estudos em Fitopatologia (NEFIT) pelo email nefit@dfp.ufla.br e pelo telefone (35) 3829-5223.

Assessoria de Comunicação – Incaper:
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário