terça-feira, 30 de setembro de 2014

Agricultores de Itarana participam de fórum sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário

Incaper

30/09/2014 - 10h19min

Foi realizado na última quinta-feira (25), no município de Itarana, um fórum sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O evento foi sediado no sindicato dos trabalhadores rurais do município e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas.

O objetivo do evento foi discutir as etapas necessárias para que os agricultores possam conseguir o financiamento advindo do PNFC. Também foram realizadas palestras sobre outros programas, como o Reflorestar e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

“A realização do fórum foi muito importante, principalmente para os agricultores interessados na obtenção do financiamento, já que eles puderam tirar todas as dúvidas que eles tinham a respeito desse assunto”, afirmou Sérgio Luiz Gaiba Batista, extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).


Programa Nacional de Crédito Fundiário

É um programa realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário. O PNCF oferece condições para que trabalhadores rurais com pouca ou sem nenhuma terra possam comprar um imóvel rural. Além da terra, o agricultor pode, por meio do financiamento, construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente. O financiamento tanto pode ser individual quanto coletivo.

O PNCF prevê também ações de incentivo às mulheres, jovens e negros rurais, contemplando ainda projetos especiais para o convívio com o semiárido e o meio ambiente.

O recurso é usado ainda na estruturação da infraestrutura necessária para a produção, assistência técnica e extensão rural. A garantia do acesso à terra promove a consolidação da agricultura familiar, estimulando a geração de emprego e renda no campo e contribuindo para a diminuição da pobreza rural no município.


Assessoria de Comunicação – Incaper:
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário