sexta-feira, 20 de junho de 2014

Saúde na Serra: quantidade de faltas cai de 40% para 20%

Serviço de Comunicação Ativa foi criado em maio
Simone Delevedove
A quantidade de pacientes que faltam às consultas e exames na rede municipal de saúde caiu de 40% para 20% desde que foi implantado o Serviço de Comunicação Ativa na Serra. 
Divulgação/PMSO Serviço de Comunicação Ativa foi criado no final de maio
O serviço foi criado no final de maio, após um levantamento da Secretaria de Saúde do município da Serra, que apontou um número elevado de pessoas que não compareciam às consultas marcadas nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), nas Unidades Regionais de Saúde (URS), assim como nas realizações de exames.
Por meio do Serviço de Comunicação Ativa, os pacientes são avisados com antecedência da consulta e orientados a comparecerem para retirar o protocolo de marcação. Antes, apenas os atendentes das unidades entravam em contato com os pacientes.
A desistência sem motivo preocupou os profissionais da saúde, que passaram a monitorar caso a caso. “Devido ao excesso de faltas, pacientes que precisam de ajuda têm que esperar, porque outros marcam e não vão”, esclarece o secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin.
Ele destaca que a principal justificativa para a falta é que “surgiu um compromisso de última hora”.  Apesar da redução, o número ainda é preocupante, afirma o secretário.
Nas Unidades de Atenção Primária trabalham pediatras, clínicos, médicos da família, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nas seis Unidades Regionais de Saúde (URS) a equipe é formada por clínicos, pediatras, ginecologistas, dermatologistas, cardiologistas, ortopedistas, endocrinologistas, pneumologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 20/06/2014

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