segunda-feira, 30 de junho de 2014

Limpeza de canais contribui com redução de mais de 65% de casos de dengue em Vila Velha

Nas nove primeiras semanas de 2013 foram 1799 casos.
Este ano, no mesmo período, foram 604 casos.

O trabalho de limpeza de canais que contribui no combate aos alagamentos e à proliferação de mosquitos entrou esta semana no seu nono ciclo. Desde que o foi implantado o programa, o número de casos de dengue no município reduziu em mais de 65%. Nas nove primeiras semanas de 2013 foram 1799 casos. Este ano, no mesmo período, foram 604 casos.
 
Vila Velha conta com 45km de canais abertos que recebem o serviço de limpeza e aplicação do larvicida. Nesta segunda-feira (30), será iniciado o 9° ciclo de limpeza nos canais. O serviço terá início pelos canais Jardim Asteca, Rio Marinho, Marilândia e 23 de Maio. O trabalho é realizado por uma equipe de 40 funcionários, que utiliza enxadas e rastelos, além de roçadeira e um barco.

Este trabalho tem o objetivo retirar matos e plantas aquáticas do leito de córregos e rios do município para facilitar o escoamento da água da chuva, além de tornar mais eficaz a aplicação do produto que elimina as larvas de mosquitos, ajudando no programa de combate à dengue.  

Combate ao mosquito – Segundo o secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, José Eliomar Brizolinha, as secretarias municipais da prefeitura trabalham em conjunto. “Após a limpeza dos canais do município pela secretaria de Serviços Urbanos, a Secretaria de Saúde realiza o combate aos mosquitos com aplicação de larvicida, seguindo um cronograma semanal”.

O trabalho já é notado entre os moradores. Antonio Cesar Rodrigues, também conhecido como Cesar Capixaba, morador de Cobilândia há 45 anos, sentiu a mudança. “Ano passado tínhamos que fechar nossa casa cedo.  Às 5, 6 horas da tarde não se podia ficar na rua. Hoje os mosquitos quase não incomodam mais”.
 
A Prefeitura ressalta que o combate ao mosquito é feito também na fase larval e depende da ajuda dos moradores, que precisam manter limpos os canais e quintais, eliminando os focos.



Vanessa Pianca Rodrigues
SEMCOM / ASSESSORIA DE IMPRENSA
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149-7370
www.vilavelha.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário