quinta-feira, 26 de junho de 2014

Programa Telessaúde vai aprimorar atendimento na atenção básica na capital- Vitória

Assessoria de Comunicação/Sesa
Telessaúde
Integração na atenção básica: profissionais das unidades de saúde de Vitória poderão participar de teleconsultorias através do Telessaúde
Com o objetivo de melhorar o atendimento na atenção básica na rede municipal de saúde, Vitória vai assinar o termo de adesão ao Programa Telessaúde, nesta terça-feira (1º), às 9 horas, no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus).
Com isso, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital passarão a contar com mais esse serviço dentro da atenção básica para qualificar a atenção aos usuários. O Telessaúde é um programa de ação nacional que integra ensino e serviço a distância, por meio da tecnologia da informação.
Em Vitória, serão implantados pontos de Telessaúde nas 30 unidades de saúde ao longo do segundo semestre deste ano. Todos os profissionais cadastrados terão acesso ao sistema em seus respectivos locais de trabalho.

Integração

Basicamente, o programa visa integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária. Com isso, o programa pretende melhorar a qualificação profissional, reduzir a quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e aumentar as atividades de prevenção das doenças.
Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o programa conta com importantes parcerias, como os Ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações, da Defesa e da Fundação Oswaldo Cruz.
"São essas articulações que contribuem e somam esforços para a formação e a educação permanente dos trabalhadores e profissionais de saúde no Brasil", revela a diretora da Etsus, Regina Célia Diniz Werner.

Equipe

O programa é integrado por gestores, instituições formadoras e por serviços, todos da área de saúde do SUS, e disponibiliza aos profissionais teleconsultoria e tele-educação que poderão ser respondidos por teleconsultores, a partir de qualquer ponto de Telessaúde.
O Ministério da Saúde já investiu cerca de R$ 42 milhões para a expansão do programa, que teve início em 2007 e que agora chega à rede de saúde de Vitória.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário