quinta-feira, 26 de junho de 2014

Domingos Martins reúne a produção capixaba de flores e plantas ornamentais


25/06/2014 - 14h41min

Arquivo / DCM Incaper
A orquídea é uma das flores mais cultivadas no Espírito Santo.
Flores para decoração, paisagismo, exposição. A enorme diversidade de flores e plantas ornamentais cultivadas no Espírito Santo será apresentada na VI Expoflor – Feira de Agronegócio da Floricultura Capixaba. O evento é realizado entre os dias 26 e 29 de junho em Domingos Martins. E o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), atua fortemente nos trabalhos técnicos do evento.

Diversos temas relacionados à cadeia produtiva da floricultura serão tratados no evento. Além da exposição, a Expoflor é uma oportunidade de capacitação técnica para os produtores rurais. Nesta quinta-feira (26), o engenheiro agrônomo do Incaper João Miranda dos Santos ministra curso de floricultura para iniciantes. Na sexta-feira (27), o extensionista do Incaper Carlos Alberto Sangali de Mattos fala sobre o cultivo de flores temperadas.

Produtores de diversos municípios capixabas expõem sua produção em 20 estandes. A expectativa é de que entre cinco mil e dez mil pessoas visitem o evento. Além de difundir as experiências sobre os avanços tecnológicos e as novas oportunidades de negócios entre todos os agentes da cadeia de produção da floricultura, a Expoflor tem por objetivo apresentar o atual estágio da produção de flores no Espírito Santo, bem como sua potencialidade.

“Domingos Martins é considerado o berço das ações relacionadas à floricultura no Espírito Santo. Mas há produção significativa de fores também nos municípios de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Além e abastecer o mercado interno, as flores capixabas são vendidas para outros estados e até para outros países, como é o caso das orquídeas”, explicou João Miranda dos Santos.

A floricultura no Espírito Santo

A produção de flores e plantas ornamentais é uma atividade típica dos pequenos produtores. Presente em 40 municípios capixabas, a floricultura ocupa 200 hectares. A atividade envolve em torno de dez mil pessoas na cadeia produtiva. Cerca de 1.500 produtores são assistidos pelo Incaper. O Espírito Santo é referência nacional na produção de orquídeas, e se destaca na exportação de copo de leite e junco para São Paulo.

Serviço
VI Expoflor
Data: de 26 a 29 de junho de 2014
Local: Domingos Martins, ES, Brasil.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld - assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário