quinta-feira, 26 de junho de 2014

Serra realiza mais de 38 mil exames de DST/Aids

Exames são oferecidos em todas unidades de saúde 
Simone Delevedove e André Toscano
Entre janeiro e maio deste ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis Aids e Hepatites Virais ( CTA/DST Aids) da Serra realizou mais de 38.500 exames.
Samuel Dias/ PMSO prefeito visitou o local nesta quarta-feira (25)
Nesta manhã de quarta-feira (25), o prefeito Audifax Barcelos realizou uma visita ao local. “Com a descentralização dos serviços para as 37 unidades de saúde da Serra nós alcançamos mais de 38 mil atendimentos, somente nos primeiros cinco meses deste ano. Uma das prioridades é aumentar o acesso ao diagnóstico precoce em toda a rede de saúde do município. Nossos técnicos estão realizando campanhas permanentes de sensibilização que servem para orientar as pessoas e ajudam muito na prevenção das doenças”, destacou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos
No Centro são disponibilizados exames anti-HIV e toda triagem de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
São disponibilizados exames anti-HIV e toda triagem de DST’s. Quem quiser fazer o exame deve procurar uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (URS), uma Unidade Regional de Saúde (URS) ou ir direto ao CTA munido de documentação com foto. Em qualquer unidade o paciente não precisa de encaminhamento para realização dos exames.
O atendimento nesses locais é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre o resultado final do exame, independentemente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.
Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as formas de prevenção.
O CTA fica localizado na Rua Homero Pimentel Lopes, em Rosário de Fátima e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.
Centro de Testagem e Aconselhamento
Rua: Homero Pimentel Lopes, 78
Bairro: Rosário de Fátima
Tel: 3338-7010

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 25/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário