quinta-feira, 26 de junho de 2014

Profissionais da Educação passam por formação na Serra

Ação conjunta para formação unificada
Renata Salgueiro
Professores e demais profissionais da rede municipal de ensino da Serra passaram por Formação Integrada nos dias 12, 17 e 23 deste mês. Esta formação foi acolhida por todas as 125 unidades de ensino e contou com a participação de praticamente todo o quadro docente.
Divulgação/SEDUSecretária Vera Castiglioni participa da formação em várias unidades
Ao longo dos três dias de formação, representantes da Secretaria Municipal de Educação realizaram um circuito de visitas às unidades de ensino. “Nossa ideia foi reforçar o plano de ação desse empreendimento formativo dialogando com os profissionais sobre as perspectivas do Programa de Formação para 2014, pautado na reflexão teórica e nas trocas de experiências”, afirmou a subsecretária pedagógica, Leda Calente. Ela disse ainda que a avaliação e a análise de impacto dessa ação irão gerar dados qualitativos e quantitativos, que serão divulgados posteriormente.
Esta é uma ação conjunta entre a Secretaria Estadual de Educação e as Secretarias Municipais de Educação da Grande Vitória.  
“Essa iniciativa de construir uma pauta formativa unificada foi planejada conjuntamente pelos secretários de Educação, que perceberam a existência de desafios comuns em relação à Formação Continuada de Professores, desafios que requerem outros formatos de produção de conhecimento, demandando esforços conjuntos e sinergias relacionadas à cooperação entre representantes municipais da mesma pasta”, explicou a secretária de Educação da Serra, Vera Lúcia Castiglioni.
Ao longo dos últimos meses várias reuniões de planejamento dessa ação foram realizadas, em consenso, e acenaram para importância das discussões nas escolas em relação às Políticas Nacionais de Educação para a Diversidade. Nesse sentido, foram elencadas as temáticas  Inclusão de Professores: Saberes Necessários (Educação Especial), Gênero e Diversidade na Escola, Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileiras.
Novas ações
Outro importante processo formativo integrado que está sendo planejado pela Secretaria Municipal de Educação é a qualificação dos quadros gerenciais, que contará com a colaboração da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), cuja expertise na qualificação desses quadros estratégicos é reconhecida em todo o Estado. Entre as propostas de formação está a Gestão de Pessoas e Gestão de Planejamento para gestores das unidades de ensino, gestores e assessores da Sedu. Essa agenda de formação inclui avaliação e acompanhamento de projetos estratégicos no âmbito das escolas da rede municipal articulado à Política de Formação que está sendo construída..

CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 25/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário