quinta-feira, 26 de junho de 2014

Alfredo Chaves recebe curso sobre a cultura da banana


25/06/2014 - 11h07min

Incaper
Banana é cultivada em quase todos os municípios capixabas
Com o objetivo de nivelar os conhecimentos técnicos sobre as principais pragas e doenças que atingem os bananais, bem como sobre a adubação e calagem para a cultura da banana está sendo realizado um curso no município de Alfredo Chaves. A atividade, que teve início nessa terça-feira (24) e encerra-se na quarta-feira (25), é uma ação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Os participantes do curso são técnicos do Incaper e Secretarias Municipais de Agricultura dos 14 municípios que compõem o Polo de Banana do Espírito Santo. Durante o evento, foram proferidas palestras sobre a identificação e diagnóstico das doenças da bananeira e práticas de manejo da cultura pelos pesquisadores do Incaper José Aires Ventura e Helcio Costa. Também foram abordadas a identificação das pragas da bananeira e medidas de controle, pelos pesquisadores do Incaper David dos Santos Martins e José Salazar Zanuncio Junior.

Além de questões relacionadas a pragas e doenças, o curso apresentou temas relacionados à nutrição de plantas, como a interpretação de análise de solo e recomendação de adubação e identificação de deficiências nutricionais para a cultura da bananeira. Os palestrantes foram os pesquisadores do Incaper André Guarconi Martins e Luiz Carlos Prezotti.

Ao final do curso, será constituído o Grupo Gestor do Polo da Banana, que irá envolver diversas representações da cadeia produtiva dessa cultura a fim de melhor operacionalizar as políticas públicas que envolvem esse ramo.

“O Incaper possui uma série de tecnologias consolidadas para a cultura da banana. É preciso repassar esse conhecimento para técnicos das diversas instituições públicas e cooperativas. Além disso, é preciso se precaver de pragas e doenças que atingem os bananais, mas que não chegaram ao Estado. Por isso, pretendemos realizar atividades de capacitação com agricultores”, falou o coordenador do Polo de Banana e técnico do Incaper, Alciro Lamão.


Cultura da banana no ES

Dos 78 municípios capixabas, apenas cinco não possuem produção de banana. São 23 mil hectares plantados em 17 mil propriedades de agricultores familiares, que geram em torno de 25 mil empregos. Por ano, a comercialização do produto movimenta cerca de R$ 250 milhões. A produção é de R$ 250 mil toneladas por ano.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld - assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário