sexta-feira, 27 de junho de 2014

Em Itapemirim Saúde realiza balanço quadrimestral e números surpreendem


Os primeiros quatro meses de 2014 foram marcados pelo grande aumento do número de serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapemirim. Os números, apresentados na última prestação de contas quadrimestral, realizada dia 10 de junho, mostram que a quantidade de atendimento de todos os setores é a maior de toda a história do município. Os resultados foram obtidos com investimentos em equipamentos, funcionários e estrutura física.

O prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva, comemora os números e se diz muito satisfeito com o resultado. “É claro que ainda não foi feito tudo que planejamos para nosso povo de Itapemirim, mas graças a Deus e ao bom trabalho que procuramos realizar, já podemos comemorar. Agora vamos continuar investindo na saúde e transformando Itapemirim em referência em todos os quesitos”, afirma. 

De janeiro a abril, os 84 agentes comunitários de Saúde do município visitaram 38.568 famílias, correspondendo a 89,1% do total de famílias de Itapemirim. A Atenção Primária, por meio das Estratégias Saúde da Família (ESFs) realizou 1.534 consultas de pré-natal e entregou 227 kits bebê, que conta até com carrinho. Em relação à saúde da criança, que visa o atendimento de recém-nascidos, foram realizadas 1.679 consultas, número bem acima do estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é 1.500 atendimentos.

A quantidade de atendimento do programa Hiperdia também surpreendeu. Ao todo, 5.462 atendimentos a hipertensos foram realizados nas ESFs do município. O número de diabéticos atendidos chegou a 1.971. Os dois grupos apresentaram números de atendimentos acima da quantidade de pacientes cadastrados, demonstrando que pacientes de outros municípios também são atendidos.

“A apresentação desses números é a comprovação de que nosso trabalho tem surtido efeito positivo na saúde dos moradores de Itapemirim. Tudo isso deixa toda a nossa equipe satisfeita e com a certeza de que vale a pena se dedicar ao atendimento da população. Sabíamos que os recentes investimentos realizados pelo Executivo trariam este tipo de resultado, mas não esperávamos que teríamos os números mais expressivos da história do município. Isso nos motiva a querer sempre mais”, comemora o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A saúde do trabalhador também foi destaque no primeiro quadrimestre. Ao todo, 1.056 atendimentos foram realizados a pescadores, trabalhadores rurais e servidores públicos. O setor de saúde bucal, que no último quadrimestre de 2013 já demonstrava aumento de 700% da quantidade de atendimentos realizados, voltou a surpreender. Foram 21.696 procedimentos e 1.870 kits (com escova, creme dental, fio dental e revista educativa) distribuídos em apenas quatro meses. Se os números persistirem, a porcentagem em 2014 deverá ser ainda maior que a do ano anterior. 

Em relação ao Hospital Materno-Infantil Menino Jesus, os números também surpreendem. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram realizadas 93.443 consultas gerais, que é a soma das consultas com médicos especialistas e as básicas. Além disso, 51.914 exames foram realizados no hospital no mesmo período.


Confira outros números:

- Fisioterapia domiciliar: 846 atendimentos realizados
- Serviço psicossocial: 61 visitas realizadas; entrega de 2 cadeiras de rodas motorizadas, 42 cadeiras de rodas comuns, 33 cadeiras higienizadoras, 6 muletas, 2 camas hospitalares, 2 próteses, 18 próteses de ouvido, 3 botas ortopédicas e 6 andadores; 9 aplicações de botox em pacientes tetraplégicos.
- Hospital Materno-Infantil Menino Jesus: 405 nascimentos e nenhum óbito.
- Todas as metas de imunização (vacinação) foram atingidas.
- Combate à Dengue: 34.027 imóveis visitados. Redução de 93% dos casos.
- Programa Saúde na Escola: 1.855 alunos avaliados (avaliação antropométrica; verificação de situação vacinal; identificação de linguagem e audição e avaliação bucal) em 20 escolas.
- Centro de Referência da Infância e Adolescência (Cria): Itaipava e Sede somaram 5.434 atendimentos.
- Farmácia Básica: 1.965.760 medicamentos dispensados para 19.433 pacientes.
- Transporte de pacientes: 3.693 viagens realizadas e 22.284 pacientes transportados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário