sábado, 28 de junho de 2014

CAPS –”Lugar de produção de vida”

Notícias

(27/06/14)  
Uma das Oficinas Terapêuticas que acontecem no CAPS 

Comunicação Santa Maria de Jetibá 
www.pmsmj.es.gov.br

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para promover uma melhor qualidade de vida para a população em geral e principalmente àquelas que diretamente vêm sofrendo com os prejuízos causados pela dependência química.
Para tanto, há um ano foi implantado o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que é um estabelecimento de saúde que oferece tratamento para a dependência química (álcool e outras drogas) e também para pessoas com transtorno mental grave. É oferecido atendimento com médico com formação em psiquiatria e clínico geral, atendimento psicológico, assistente social e de enfermagem, proporcionando um cuidado integral em saúde.
Diariamente no CAPS os pacientes participam de Grupos Terapêuticos, Oficinas Terapêuticas, Grupos Familiares e Psicoterapias. Todas estas atividades contribuem no processo do tratamento, no fortalecimento dos laços familiares e comunitários e assim promovendo a reinserção social dos pacientes.
O CAPS funciona ao lado do Centro de Especialidades, próximo à FARESE, telefone (27) 3263-4898, de Segunda a Sexta-feira, de 7 horas às 16 horas, sem intervalo para o almoço, de forma a proporcionar o indivíduo ou a família à garantia do acolhimento, tratamento e agendamentos para as diversas atividades ofertadas, bem como encaminhamentos.
Suas ações também são voltadas para a prevenção e promoção da saúde, aonde vem realizando capacitações com Agentes Comunitários de Saúde para trabalharem com a população diretamente em seus lares, instruindo-os a identificar os sinais e sintomas de alerta do uso de Drogas na família. Atuando também com ações de prevenção de Drogas nas Escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário