quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dia de Campo de café conilon reúne produtores em Muniz Freire


26/06/2014 - 13h53min

Incaper

O Incaper realizou um Dia de Campo de Café Conilon, na última quarta-feira (25), na propriedade rural do senhor Paulo Sérgio Guimarães, localizada na comunidade de Águas Claras, distrito de Piaçu. Entre os cerca de 200 presentes estiveram produtores, técnicos de empresas e autoridades municipais.

"O Dia de Campo é uma das metodologias de maior aceitação pelos agricultores para que novas tecnologias e informações cheguem ao seu alcance", falou o chefe do escritório local de Muniz Freire, Leandro Mendel.

Ele disse que a economia de Muniz Freire está baseada na pecuária e na cafeicultura, com destaque para o café arábica. "Nos últimos anos, porém, temos visto um grande aumento no cultivo do café conilon, que até pouco tempo era quase inexpressivo no município e hoje tem cerca de 200 produtores com algum tipo de variedade do conilon plantada, totalizando uma área estimada de mais de 400 hectares, variando entre altitudes de 350 a 700 metros acima do nível do mar", explicou Leandro.

O Dia de Campo contou com três estações, divididas nos seguintes temas: Tecnologias de implantação de lavouras de café conilon, que teve como palestrante o pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, que abordou a importância do preparo do solo, escolha de variedades, mudas, espaçamentos e plantio em linha; Tecnologias de manejo de lavouras de café conilon, ministrada pelo pesquisador do Incaper Abraão Carlos Verdin Filho, que falou sobre calagem, adubação, sistemas de irrigação e a poda programada; e Tecnologias para melhoria da qualidade do café conilon, ministrada pelo extensionista do Incaper, Adilar Viana, que abordou assuntos relacionados à importância do manejo pós-colheita do café, o mercado atual e futuro para o conilon capixaba.

No final do evento, foram sorteados mais de 30 brindes para os inscritos, entre eles uma roçadeira, uma motossera para poda, três pulverizadores costal manual, uma plantadeira-adubadeira. "Esse tipo de evento é de grande importância para o município. Os produtores presentes ficaram muito felizes com o evento, principalmente pela oportunidade de tirarem suas dúvidas em relação à cultura do café conilon. Os palestrantes ficaram muito surpresos com o número de agricultores presentes e pelo interesse e interação durante as apresentações", finalizou Leandro.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é um órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e o Dia de Campo é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Muniz Freire, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, e a Associação dos Agricultores Familiares de Águas Claras e Boa Esperança (AFABE).

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld - assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário