quinta-feira, 26 de junho de 2014

Carro fumacê intensifica combate ao mosquito Culex

Moradores devem abrir as janelas quando o veículo estiver passando 
Simone Delevedove
A partir desta semana, a ronda com o carro fumacê foi intensificada. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, e tem o objetivo de combater o mosquito Culex. Para garantir a eficácia da medida, é importante que a população abra as janelas no momento em que o veículo estiver passando. 
Divulgação/PMSAs ações são realizadas em horários estratégicos
As ações são realizadas em horário estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento: sempre antes do nascer do sol e no pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Com os ventos mais intensos e chuva, os serviços não são realizados devido à baixa eficácia da ação. Os horários de atuação do fumacê são das 4h às 7h e das 17h às 20h30.
Dengue
As medidas para o combate ao mosquito transmissor da dengue também foram reforçadas. Moradores recebem orientações sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. A população também conta com coleta de lixo regular em todos os bairros.
A população pode fazer a sua parte. É importante não deixar água parada em plantas, caixa d’água sem tampa e não jogar o lixo em locais irregulares.
Os agentes de combate a endemias visitam as residências de pessoas notificadas com a dengue. São realizadas ações como pulverização a pé no raio de 150 metros destes locais.
A Vigilância Ambiental em Saúde mantém o serviço do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia sobre a localização de focos do mosquito, sem se identificar, deve ligar para o telefone 3228-5394.
“É necessário que se intensifiquem as ações nas áreas onde o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti(Liraa) foi realizado e detectado índice mais alto de infestação de dengue, justamente para evitar a transmissão em período chuvoso, quando geralmente há maior incidência de casos”, comentou o secretario de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 26/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário