terça-feira, 17 de junho de 2014

PIT Móvel de Vitória dará apoio aos andarilhos no trajeto dos Passos de Anchieta

André Sobral

PIT (Posto de Informações Turísticas) Móvel
Posto de Informações Turísticas Móvel passará informações para os andarilhos durante os Passos de Anchieta
Carlos Antolini
Passos de Anchieta em Vitória
Andarilhos percorrerão cerca de 100 quilômetros até chegar ao Santuário de Anchieta, no litoral sul do Estado
Plotado com imagens dos atrativos turísticos de Vitória e com as bandeiras das seleções da Austrália e de Camarões, que estão hospedadas em hotéis da capital durante a Copa do Mundo, o Posto de Informações Turísticas Móvel (PIT Móvel) dará apoio aos andarilhos da 17ª edição dos Passos de Anchieta do início ao final do percurso.
Os participantes do evento religioso partirão da Catedral Metropolitana, no Centro Histórico, nesta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, e seguirão até o Santuário de Anchieta, onde chegam no  domingo (22). O percurso, de pouco mais de 100 quilômetros, segue pelas praias do litoral sul capixaba e é feito em quatro etapas.
A partida dos andarilhos será às 7h30, na praça em frente à Catedral Metropolitana, onde técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) darão as boas-vindas aos participantes. A concentração ocorre às 6h30, uma missa está programada para as 7 horas e, em seguida, será realizado um aquecimento com ginástica. Um padre dará a bênção aos participantes.
Os andarilhos receberão informações sobre os atrativos turísticos de Vitória e os projetos desenvolvidos para as duas áreas - turismo e trabalho - na cidade. Além disso, receberão material promocional sobre os sete monumentos que compõem oVisitar.

Santo

A caminhada é o primeiro roteiro cristão das Américas e, este ano, a expectativa é que o público aumente consideravelmente em função da beatificação do padre José de Anchieta, que ocorreu em abril.
A expectativa é de que, pelo menos, 4 mil pessoas participem do evento, que contará com grande parte de andarilhos vindos de outros estados e alguns do exterior. Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, com a beatificação de José de Anchieta, naturalmente, mais pessoas estarão estimuladas a participar e conhecer as belezas do Espírito Santo.
Krohling explicou que o PIT se deslocará por todo o trajeto e os visitantes receberão dicas sobre equipamentos e atrativos turísticos, culturais, históricos e naturais da capital capixaba em cada uma das paradas. "Assim, com informações mais precisas, terão mais facilidade e segurança para se deslocar e conhecer os atrativos da cidade".

Centro Histórico

O secretário destacou ainda que é uma oportunidade para que turistas conheçam de perto as belezas do patrimônio do Centro Histórico de Vitória e de cidades próximas. "É uma experiência marcante para os andarilhos, que, já no primeiro dia, poderão contemplar as paisagens com a tranquilidade de uma caminhada", sugeriu o secretário.
Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana de Vitória vista do alto
Catedral Metropolitana será o ponto de partida dos milhares de participantes dos Passos de Anchieta
Arquivo Secom
Grupo de pessoas em frente a Igreja do Rosário
Andarilhos receberão informações sobre os atrativos turísticos do Centro Histórico

Roteiro

O roteiro, organizado pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), é dividido em quatro dias de caminhada - trechos de 20km por dia - e reúne desde aspectos ecológicos e históricos a monumentos religiosos e culturais do Estado. No trajeto, haverá uma programação com shows, apresentação de bandas de congo, danças típicas e exibição de vídeos.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas através do site www.abapa.org.br ou no dia do evento, em qualquer estande itinerante localizado nos pontos de chegada de cada percurso. Elas custam R$ 50.

Anchieta

Passos de Anchieta é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo padre José de Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, até a Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago, em caminhadas quinzenais que ele empreendeu nos últimos anos de sua vida.
Percurso
1º dia (quinta): entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos, em média, 25 km;
2º dia: entre Barra do Jucu e Setiba, em Guarapari, com 28 km;
3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros;
4º dia: entre Meaípe e Anchieta, na Igreja Matriz do município, finalmente os 23 km finais.
Carlos Antolini
Passos de Anchieta em Vitória
Caminhada é o primeiro roteiro cristão das Américas
Divulgação Abapa
Passos de Anchieta
O roteiro é dividido em quatro dias de caminhada: andarilhos passam pelas praias do litoral sul
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575

Nenhum comentário:

Postar um comentário