quinta-feira, 5 de junho de 2014

Moradores e Prefeitura de Vitória unem forças para combater descarte irregular de lixo

Elizabeth Nader

Reunião com lideranças comunitárias na SEMSE
Líderes comunitários se reuniram com representantes da Semse na Unidade de Transbordo para tratar da parceria no combate ao descarte irregular de lixo Ampliar
A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) ganhou aliados de peso no combate ao descarte irregular de lixo. Na última quarta-feira (4), lideranças comunitárias foram convidadas para uma reunião na Unidade de Transbordo, em Resistência, onde receberam orientações sobre horário correto de deixar o lixo para recolhimento e a importância dessa atitude para a limpeza e organização da cidade.
No total, 12 dos 30 líderes comunitários convidados para a reunião participaram do encontro. Eles receberam panfletos indicando o horário em que o caminhão passa em cada comunidade. Além disso, um coordenador e um assistente de coordenação foram indicados para ajudar na orientação e na distribuição de materiais informativos em cada localidade.
"A intenção é de que haja mais interação entre as lideranças e a Prefeitura. Uma equipe de coordenação ajudará os líderes no repasse das orientações à comunidade e na distribuição dos panfletos de casa em casa posteriormente", contou o subsecretário de Serviços, Cleiton Ferreira Monteiro.
A proposta é que a comunidade fique mais antenada e tenha a informação em mãos, apesar de o horário de passagem dos caminhões de coleta de lixo domiciliar ser disponibilizado no site da Prefeitura, no endereçohttp://www.vitoria.es.gov.br/semse.php?pagina=coleta_domiciliar. "Mas, infelizmente, não são todos os munícipes que têm acesso à internet para que possam visualizar os horários", completou o subsecretário.

Fiscais

"Os líderes têm intimidade com o moradores. Não irão apenas entregar um papel com o horário de coleta de lixo, mas serão orientadores e fiscais na comunidade, pois não conseguimos fiscalizar todos os lugares 24 horas por dia", comentou o secretário de Serviços, Alex Mariano.
Ele completou: "É importante dizer que esse é um momento importante para a cidade, porque as associações de moradores estão abraçando a causa do resíduo. Começaremos com as lideranças dos morros e continuaremos a ação por toda a cidade. Estamos partindo agora para uma ação conjunta com a comunidade, já que, quando a parte de educação é feita por pessoas de confiança dos próprios moradores, os resultados são melhores".

Educação

Elizabeth Nader
Reunião com lideranças comunitárias na SEMSE
Lideranças comunitárias receberam panfletos indicando o horário de passagem do caminhão que recolhe o lixo em cada localidade Ampliar
Os líderes comunitários prometeram abraçar a causa. "Nós já fazemos o trabalho educativo com a comunidade. Mas a ideia do panfleto vai ajudar muito na organização da comunidade", frisou o líder comunitário da Fonte Grande, Romário Santos Ramos. O líder comunitário de Tabuazeiro, Miguel Mariani, concorda. "É muito bom. É importante ter ações educativas assim".
Segundo a líder comunitária de Jesus de Nazareth, Maria Helena Pereira do Nascimento, o informativo vai ajudar a comunidade. "Tem uma parcela da população que não tem acesso à internet, então o panfleto ajudará muito. Facilitará a chegada da informação a todos", disse.
O presidente do Conselho Fiscal de Tabuazeiro, Carlos Fernando Pimentel, sugeriu que as ações aconteçam com mutirões de limpeza. "É importante informar enquanto o local está limpo. Assim, será um mutirão completo. Seria interessante distribuir os panfletos em igrejas e colégios também".
A primeira etapa da ação educativa inclui as seguintes comunidades: Santa Tereza, Morro do Cabral, Santa Clara, Boa Vista, Piedade, Consolação, Fonte Grande, Santos Reis, Caratoíra, Santos Dumond, São Benedito, Conquista, Praia do Suá, Jesus de Nazareth, Romão, Itararé, Gurigica, Forte São João, Bonfim, Tabuazeiro, Bela Vista, Bairro da Penha, Comdusa, Santa Helena, Cruzamento, Goiabeiras, Ilha do Príncipe, Morro do Moscoso, São José e Morro do Quadro.

Coleta

A coleta do lixo domiciliar e comercial em Vitória é realizada em todos os bairros, de segunda-feira a sábado, inclusive nos feriados. O lixo doméstico é coletado porta a porta. Aos domingos, é feita a coleta do lixo nas praias e restaurantes.
A recomendação é que os moradores depositem o material acondicionado em sacos de plástico uma hora antes de o caminhão passar. Nas áreas mais altas, entram em cena os garis fazendo a chamada coleta de frente. Eles transportam o lixo em contentores móveis para as partes baixas do bairro, onde o caminhão consegue circular para recolher o material.
"Colocar o lixo apenas uma hora antes de o caminhão passar evita que animais mexam nos sacos de lixo e o deixe exposto, chamando ratos e baratas, bem como deixando o local com cheiro ruim ou sujo", explicou o gerente de Limpeza Urbana, Denilson Pereira.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Tel(s).: 3382-6129 / 98849-6300

Nenhum comentário:

Postar um comentário