segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dengue na Serra: Vigilância realiza visita domiciliar em cinco bairros

Departamento orienta aos moradores a receberem os agentes
Simone Delevedove
Nesta semana, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), por meio da equipe de agentes de Combate a Endemias, está realizando a visita domiciliar nos bairros Nossa Senhora da Conceição, São Marcos I, II e III e Jardim Bela Vista. As visitas continuam até o início de julho. O Departamento orienta aos moradores a receberem os agentes para inspeção na residência e nos quintais.
Em Feu Rosa, as visitas tiveram início na segunda quinzena de maio. Os serviços no bairro devem ser concluídos até o final deste mês.
Divulgação/PMSO Disque Dengue pode ser acionado pelo 3228-5934
O Disque Dengue funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da dengue ou pedir alguma orientação deve entrar em contato por meio do telefone 3228-5394.
Este ano, a Vigilância Epidemiológica da Serra da notificou 2.908 casos de dengue no município. Os dados são referentes ao período entre o início do mês de janeiro e a última quarta-feira (12). No mesmo período de 2013, foram notificados 8.557 casos da doença.
O departamento realiza ações no sentido de dar orientações em residências. Além disso, o carro fumacê percorre os bairros e a coleta de lixo é regular. A população deve ajudar no combate ao mosquito, não deixando água parada em plantas ou caixas d’água sem tampa. Essas são medidas que ajudam no combate ao Aedes Aegypti.
Também faz parte das ações de combate à dengue o bloqueio de transmissão dos casos da doença. Isso feito por meio de uma visita dos agentes da Vigilância Epidemiológica em Saúde aos pacientes. Também é realizada a pulverização a pé em um raio de 150 metros da residência da pessoa com a doença.
O carro fumacê percorre o bairro semanalmente, principalmente, nos horários de 4h30 às 8h30 e de 16h30 às 21h30, considerados mais eficazes no combate ao mosquito.
A programação prevê que a aplicação ocorra sempre no início da manhã e no final da tarde, se não estiver chovendo ou com muito vento. Como o trabalho é realizado em ciclos, o veículo nebulizador retorna ao bairro no prazo de 10 dias.
“Além do trabalho que os agentes de combate vem desenvolvendo, é fundamental que a sociedade participe desta mobilização, a população deve tomar conta do seu espaço”, afirma o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.
Como combater
Geralmente, o índice de incidência do mosquito aumenta durante o verão, principalmente, se no ano o período chuvoso foi maior. A transmissão é feita pelo inseto infectado, que mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate o mosquito são simples como: não deixar água acumulada; não deixar garrafas cheias de água; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d'água sem tampa ou depósitos alternativos; trocar a água dos vasos de plantas aquáticas ou colocar areia no fundo do prato; manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado entre outras ações.
O médico pediatra e Referência Técnica Municipal da Serra em Dengue, Alexandre Pinheiro Pinto, explica que os principais sintomas são: dor no corpo, dores de cabeça, febre persistente, dor nos ossos e articulações, podendo em alguns casos o paciente ficar com manchas pelo corpo.
Confira o relatório com a distribuição dos casos de dengue por região:



CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 16/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário