quarta-feira, 18 de junho de 2014

Alunos recebem orientação da "Fada do Dente" para uma boa escovação


Divulgação Semus
Escovação dentária programa Sorria Vitória
Técnica de saúde bucal Jubilene Vettoraci orienta os pequenos do Cmei Luiza Pereira Muniz a escovar de maneira correta
Munida de escova e uma grande prótese dentária, a "Fada do Dente" percorre escolas do território da Unidade de Saúde (US) de Santo Antônio com a missão de orientar crianças e pré-adolescentes sobre a importância de realizar uma boa escovação.
Uma vez por mês, a técnica de saúde bucal Jubilene Vettoraci visita o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Luiza Pereira Muniz para realizar com as crianças a escovação dental supervisionada. É a famosa "Fada do Dente", como é conhecida por lá.
Além dessa unidade, ela percorre outras sete escolas, entre Cmeis e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), para orientar os alunos. "Ao todo, faço acompanhamento de 3.234 alunos. Visito os Cmeis uma vez por mês e as Emefs, por ter mais alunos, realizo duas visitas mensais".
Jubilene dá a dica para os cuidados com os dentes e, assim, evitar o surgimento da cárie e da gengivite. "Escove os dentes após todas as refeições; use fio dental diariamente para limpar os espaços entre os dentes; visite o dentista regularmente; e tenha uma alimentação balanceada, com pouco açúcar e amido. Para os adultos, é muito importante evitar o uso de cigarros e outras formas de tabaco".

Sorria Vitória

Divulgação Semus
Escovação dentária programa Sorria Vitória
Jubilene conversa com os alunos e dá dicas para os cuidados com os dentes
A ação é realizada nos escovários das escolas, após as refeições ou lanches dos alunos, e é apenas uma das fases do programa Sorria Vitória. O objetivo é atingir a população com medidas preventivas e de educação em saúde para reduzir a incidência e a velocidade de progressão das doenças bucais.
O programa realiza também ações nos escovários das unidades de saúde, escolas particulares, organizações não governamentais e movimentos comunitários. "A ideia é manter saudáveis as crianças, para que não apresentem problemas de saúde bucal, e reverter a situação daqueles que já possuem alguma doença", explica o cirurgião dentista da Semus Egídio Davilla Júnior.

Atividades educativas

O programa contempla ainda atividades educativas trimestrais, que incluem higiene bucal orientada, distribuição de escova e creme dental e aplicação de flúor gel na escova na população acompanhada com idade acima de sete anos.
Anualmente, é realizada ainda a classificação de necessidades de atenção clínica para encaminhamento a tratamento odontológico individual. "Quando é identificada a necessidade de atenção clínica, o paciente é encaminhado para tratamento na US mais próxima da sua residência", disse Egídio Davilla.
Matéria relacionada
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário