quarta-feira, 13 de março de 2013

Trabalho preventivo contra câncer de próstata em Alfredo Chaves



A Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves vem realizando um trabalho de mobilização muito importante contra o câncer de próstata, para os homens do município com idade acima de 40 anos. Nesta quarta-feira (13) a palestra foi realizada no ESF do Centro, coordenada pela enfermeira Cintia Carla Rangel.
Toda semana é realizada uma palestra coordenada pelas enfermeiras chefes das Estratégias de Saúde da Família (ESF) do centro e do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves com objetivo mobilizar os homens sobre a importância de fazer exames periódicos, orientações sobre os sintomas, quais os grupos de riscos e o tratamento para a doença. Nesta quarta-feira (13) a palestra foi realizada no ESF do Centro, coordenada pela enfermeira Cintia Carla Rangel.
Após participar da palestra, o usuário é encaminhado para realização de análise de sangue (PSA) e com a chegada do resultado, o exame é avaliado pelo médico urologista. Para aperfeiçoar o diagnóstico é feito o procedimento de toque. “Os homens ainda resistem um pouco a consulta devido ao preconceito que foi criado, mas é muito importante que este tabu seja quebrado para a melhor qualidade de vida do homem” alertou a coordenadora do Programa de Saúde da Família do município, Lenimar Marques Freitas. 
O programa de prevenção ao câncer de próstata já existe no município desde 2006 e ao longo dos anos tem alcançado bons resultados e melhorado a qualidade de vida do cidadão alfredense.
palestra próstata.JPGpalestra próstata.JPG
688K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário