sexta-feira, 8 de março de 2013

Semana Santa: vigilância intensifica vistoria nas peixarias de Vila Velha



Texto: Emerson Cabral / Foto: Zanete Dadalto

Vigilância Sanitária fiscaliza peixarias - Imagem: Zanete Dadalto
A Vigilância Sanitária de Vila Velha vai intensificar a fiscalização nos comércios que vendem palmito, peixes e mariscos no município a partir do dia 12 de março (terça-feira). Até o dia 17 (domingo), uma equipe de 16 fiscais fará pelo menos duas visitas a esses estabelecimentos, com o objetivo de verificar se estão sendo cumpridas normas básicas de higiene.
A primeira visita terá caráter de orientação. Na segunda visita multas e punições poderão ser aplicadas caso sejam encontradas irregularidades, segundo informou a nutricionista Juliana Couto Gava, que trabalha na Vigilância Sanitária de Vila Velha.
Capacitação
Para que todos tenham tempo de se adequar às normas exigidas pela vigilância, está sendo programado para o dia 11 de março (segunda) o Seminário “Boas Práticas no Comércio de Pescados e Palmito na Semana Santa”, que será realizado das 8 às 12 horas, no Cine Teatro da UVV, rua José de Alencar, 21 - Boa Vista - Vila Velha (em frente ao novo fórum).
Todos os estabelecimentos comerciais de Vila Velha que vendem palmito, peixes e frutos do mar estão convidados a participar dessa capacitação. O curso tem como objetivo informar aos comerciantes as normas de manipulação de pescado, visando a reduzir os riscos de contaminação. O evento foi agendado para esta data já que a demanda por peixes e mariscos aumenta nesse período que antecede a Semana Santa.
A nutricionista Juliana Couto Gava ressaltou que esta é uma oportunidade importante para os comerciantes, pois as palestras serão dadas por especialistas do Ministério da Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF. “Estamos convidando as peixarias e todos os comerciantes que vendem peixes em Vila Velha, como supermercados, além dos feirantes que trabalham com esses produtos. Nosso principal objetivo é garantir ao consumidor final a oferta de um produto com toda qualidade e segurança, seja do ponto de vista nutricional, seja no que diz respeito às condições sanitárias”, disse Juliana.
Nutritivo, mas perecível
O pescado é uma importante fonte de proteínas, aminoácidos essenciais e minerais. No entanto, é um alimento altamente perecível e um dos mais susceptíveis a deterioração. Isso se deve a vários fatores ligados a sua natureza, como pH próximo da neutralidade, elevada atividade de água, a presença de nutrientes facilmente utilizáveis por microrganismos e a prática inadequada de manuseio.
 Esses produtos têm sido associados a várias doenças de origem alimentar, o que faz com que a legislação vigente, seja da saúde e ou agricultura, limite a presença de organismos patogênicos no pescado, causadores de infecção alimentar.  Por todos esses motivos, é fundamental a aplicação de práticas adequadas de higiene, desde a captura até sua comercialização, para a conservação e preservação da qualidade desse produto.
Dicas de uma compra segura

Peixe fresco
O cheiro do peixe é parecido com a maresia da praia.
As escamas devem estar agarradas ao peixe e difíceis de sair.
A cor das escamas deve ser viva e brilhante.
A camada que cobre a pele do peixe deve ser transparente e aquosa.
Os olhos devem ser salientes, com córnea transparente e a pupila negra e brilhante.
Todo peixe tem uma pele que cobre sua barriga. Verifique se ela está presa à carne. Se não estiver, o peixe não está bom para consumir.
Consuma dentro do prazo de 24 horas após a compra.

Peixe congelado
Observe se o peixe está armazenado na temperatura e nas condições escritas na etiqueta obrigatória do produto. No mínimo a -18ºC.
Embalagem com muita água significa que a temperatura subiu e o produto descongelou. Não compre!

Camarão
Cada espécie tem uma cor específica.
O corpo do camarão precisa estar, necessariamente, curvado.
Não compre se perceber que há manchas vermelhas na cabeça ou pretas pelo resto do corpo.

Mexilhões e ostras
Prefira os cultivados em cativeiro.
Depois de cozer, consuma apenas as conchas que se abrirem. As que não abrirem devem ser descartadas.

Lula e polvo
Apesar da pele rosada desses dois, a carne precisa estar bem branquinha.
Só compre se estiverem conservados em gelo.

SERVIÇO
O seminário “Boas Práticas no Comércio de Pescados e Palmito na Semana Santa” será realizado dia 11/03/12,  a partir das 08 horas, no Cine Teatro da UVV, localizado na Rua José de Alencar, 21 - Boa Vista - Vila Velha (em frente ao novo fórum).
Mais informações pelos telefones 3388 4187 / 3388 4188 / 3388 4189 ou na Vigilância Sanitária (Rua Castelo Branco, nº 1803, Centro, Vila Velha).

PROGRAMAÇÃO
8 horas – 8:30h: RECEPÇÃO E BOAS VINDAS
8h30 – 9:00h: COMPOSIÇÃO DA MESA DE ABERTURA
9 horas - EXPLANAÇÃO DO PROJETO SEMANA SANTA:  Monitoramento do comércio varejista de pescado e palmito. Palestrante: Equipe de Vigilância Sanitária Municipal.
9h30 - PALESTRA “ BOAS PRÁTICAS NA CAPTURA E DISTRIBUIÇÃO DO PESCADO” – Palestrante: Dr. Waner Nunes – Médico Veterinário, Fiscal Federal Agropecuário do Serviço de Inspeção Federal – Ministério da Agricultura - MAPA.
10h2 - PALESTRA “BOAS PRÁTICAS NO COMÉRCIO DE PESCADO E PALMITO: Cuidados com a origem e conservação" – Palestrante: Dra. LUZIA MIYUKI AMANO –  Médica Veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) – Secretaria Estadual de Agricultura.
11 horas - MESA REDONDA – DEBATES
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário