quinta-feira, 14 de março de 2013

Produtores de leite já recebem visita técnica através de projeto - 13/3/2013


 

Os pecuaristas que estão participando do Projeto APL Leite, desenvolvido pela Associação dos Produtores de Linhares e Região (APL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já começaram a receber visitas técnicas em suas propriedades. O objetivo neste primeiro momento é realizar um diagnóstico de cada propriedade para desenvolver ações de melhoria na atividade.
Quinze produtores estão inseridos no projeto nesta fase inicial e, além da capacitação gerencial recebida pelo Sebrae, já começaram a receber as visitas do médico veterinário do projeto. É o caso de Bento Zuliane, do Sítio 15 de Janeiro, na localidade de Pontal do Ouro, em Linhares. Na última sexta-feira (08), o veterinário responsável da APL, Fernando Massete, esteve em sua propriedade para realizar o levantamento da atual situação da produção leiteira. “Estamos realizando esse trabalho em cada produtor participante. A partir desse conhecimento, vamos propor ações que irão resultar em melhorias na produtividade”, destaca o veterinário.
Zuliane iniciou sua criação há cerca sete meses e está modelando a estrutura da propriedade. “Estamos construindo o necessário aos poucos e realizando as ações de acordo com a orientação técnica”, diz o produtor, que conta com o apoio de seu funcionário Camargo. Na propriedade, Bento utiliza cerca de cinco hectares de pasto, já dividiu em trinta piquetes e instalou sistema de irrigação, recomendado pela metodologia do projeto.
A meta do produtor com o projeto APL Leite é, em um período de dois anos, passar de uma produção atual de 65 litros com 23 animais sendo oito em lactação, para 500 litros com cerca de 45 animais no total, alcançando uma média de produtividade de 15 litros diários por vaca. “Estamos trabalhando forte para isso e seguindo o acompanhamento técnico creio que iremos conseguir”, finaliza Zuliane.
Cada pecuarista participante do APL Leite receberá, no mínimo, uma visita mensal dos técnicos responsáveis pelo projeto. Nesta primeira etapa, está sendo realizado um diagnóstico da propriedade, análise de gestação dos animais para programar a reprodução do rebanho, orientação técnica sobre ordenha correta, vacinações, dentre outros pontos.

APL Leite
Mais informações sobre como participar do projeto podem ser obtidas na sede da APL, que fica localizada na Rua Rufino de Carvalho, próxima a Igreja Matriz, no centro de Linhares. O telefone de contato é o (27) 9828-5836.


Nenhum comentário:

Postar um comentário