segunda-feira, 4 de março de 2013

NO RASTRO DOS SUÍÇOS CAPIXABAS, LEVY ROCHA É PEDRA FUNDAMENTAL


                              Este livro, VIAJANTES ESTRANGEIROS NO ESPÍRITO SANTO, de LEVY ROCHA, é uma  importante fonte para quem quer conhecer um pouco do nosso Estado.
                              Hoje ele é uma peça rara, porque a sua segunda edição foi impressa em 1972, já se vão 41 anos.
                              Foi por meio dele que no ano de 1977 dei os primeiros passos no sentido de buscar a trajetória dos imigrantes suíços que vieram para Domingos Martins, Santa Leopoldina, mas maior interesse para o grupo de 11 famílias e 90 pessoas que vieram para Rio Novo do Sul no final do ano de 1856, em função direta do meu casamento com Eliane, que é Stauffer, Kobi, Laiber, Schiedegger e Scherrer.
                              O avô de Eliane, seu Frederico Cristiano Stauffer, tinha um exemplar deste livro. Foi nele que dei o primeiro passo numa longa caminhada de descobertas que nos levou a Suiça no ano de 2009, 156 anos após a imigração, onde estivemos com pessoas da familia Stauffer, vimos  escola onde o Kobi era professor e numa residencia por onde passou como morador o Scheidegger.
                              Mas neste livro além de contar a passagem do Johann Jacob von Tschudi pelo Estado, fala de outros viajantes importantes que aqui vieram.
                              Este livro deveria ser reeditado e estar sempre presente nas livrarias, bibliotecas e nas mãos das pessoas que gostam de História. No que que isto acontecer, o nosso Espírito Santo vai realmente poder dizer que o  nosso Estado preserva a sua memória histórica.
                             LEVY ROCHA, tenho certeza que todos os descendentes de suíços lhe são gratos por ter feito este livro, que na verdade é uma bussula real e de valor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário