terça-feira, 5 de março de 2013

Direto do cafezal - 'Está chegando a hora!'


 

  
Direto do cafezal
Arthur Fiorott – especialista em degustação de café e diretor de marketing da Conilon Brasil
Pilar da economia agrícola capixaba e responsável pela movimentação de renda de grande parte dos municípios, o café faz parte do dia-dia do Espírito Santo. No campo e na mesa, o produto é a marca da agricultura capixaba. Neste espaço, as terças e quintas-feiras, Arthur aborda as novidades e tendências da cafeicultura.


05/03/2013
Está chegando a hora!
Depois de mais de trezentos dias de espera e muito trabalho, esta chegando o momento mais esperado pelos cafeicultores: a colheita.
Faltando pouca mais de um mês para alguns produtores começarem , é momento de se preparar para ter bons resultados nesse período do ano. Não custa nada relembrar que algumas ações são de extrema importância para obter lucro com uma colheita bem feita.
Colher os frutos com a maturação em torno de 80% é de grande importância.  Colher o fruto maduro, no momento em que o café está em seu ponto máximo de maturação faz com que a qualidade do produto seja melhor e os ganhos em peso no café aumentem. Lembrando que café com mais qualidade tem mais liquidez no mercado.
A secagem do café é um ponto crucial no período de Colheita. O grande gargalo da qualidade do café Conilon está em fazer uma secagem ruim. Quanto mais atenção o produtor der a esse processo, mais a qualidade do seu café irá aumentar. Lembre-se, secar café com sete ou horas é prejuízo para o bolso. Ganha-se em tempo, porém perde-se em qualidade e peso.
Armazenagem do café é outro ponto que deve ser abordado e planejado. Lembrando que café é um alimento, não se pode armazenar o café próximo a produtos químicos ou produtos que transmitam algum odor ao café. Caso não tem há um armazém seguro, filie-se a uma cooperativa.
Aproveite esse mês de março para fazer um planejamento de sua safra para que ocorra tudo dentro da normalidade. Lembre-se de ler os dez mandamentos do programa de qualidade do Governo do Estado e procure sempre a qualidade, esse caminho será a sobrevivência do produtor no mercado de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário