sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Vila Velha recebe teatro de bonecos do Distrito Federal


Texto: Fabricio Fernandes / Foto: Divulgação

Teatro de Bonecos - Imagem: Camila Vargas
Vila Velha recebe nesta sábado (24), na Praça do Coqueiral, em Coqueiral de Itaparica, o espetáculo “O Novo Mundo”, da Bagagem Cia. de Bonecos. O grupo vem do Distrito Federal e vai fazer a apresentação às 19h30.
O espetáculo “O Novo Mundo” conta a história da descoberta do Brasil. Usando da licença poética, os personagens-bonecos narram cenas da história de forma cômica. O espetáculo é destino a pessoas de todas as idades. “Mas o nosso público cativo é mesmo o infantil”, afirma um dos componentes, Airton Machado.
Criado em 1983, a Bagagem Cia. de Bonecos nasceu na cidade do Gama, do Distrito Federal, próximo a Brasília. O grupo busca em suas apresentações popularizar o teatro de rua. Ao todo, a Bagagem Cia de Bonecos possui 30 anos de estrada. Atualmente, contam com sete membros, que estão juntos há cerca e oito anos (leia a ficha técnica).
Mais sobre o espetáculo “O Novo Mundo”

O Rei Dom Manuel I resolveu mandar Pedro Álvares Cabral para Calicute na Índia. Mas uma tempestade tira Cabral de seu rumo fazendo com que ele venha a descobrir uma nova terra (Brasil).

Em terra encontram habitantes com aparência e hábitos diferentes e os viajantes supõem serem os moradores das Índias e os chamam de Índios. A relação entre os dois povos é iniciada.
Ao conhecer melhor a terra notam que se tratar de um lugar novo e que é rico em um tipo de árvore:  o Pau Brasil, então batizam a nova terra de Brasil.
A história do descobrimento do Brasil é encenada com bonecos e com a mediação de um narrador cômico, e conta com trechos originais da historiografia do descobrimento da carta de Pero Vaz de Caminha.
A montagem é realizada com bonecos de vara e de manipulação direta, empanada (Palco de pano onde os atores ficam escondidos) que ambienta a cena.

Ficha Técnica
Atores:
Airton Marciano
Eudes Leão
Ravel Mesquita
Cristiano Alves

Direção:  Airton Marciano
Técnicos: Vitor Costa e Túlio Perreira
Apoio: Leda Carneiro.
Coordenadora: Katianne Leão

Serviço:
Espetáculo “O Novo Mundo”
Apresentação da Bagagem Cia. de Bonecos
Data: Sábado (24)
Horário: 19h30
Local: Praça do Coqueiral, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha (em frente à Avenida Santa Leopoldina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário