quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Casa do Cidadão faz mostra de cartazes e fotos no Dia da Visibilidade Lésbica - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Fachada da Casa do Cidadão
Casa do Cidadão vai promover ação que visa fazer a sociedade refletir sobre o preconceito contra as lésbicas
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado nesta quinta-feira (29). Com o objetivo de chamar atenção para a data, a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), promoverá, na Casa do Cidadão, em Itararé, uma mostra de cartazes e fotos sobre o tema.
A coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual, Débora Almeida, falou sobre a importância da iniciativa. "Nesta ação, queremos convidar a sociedade para refletir sobre os danos causados pelo preconceito e discriminação. Além dos cartazes, servidores da Semcid foram fotografados em manifesto contra a lesbofobia", disse.
O dia 29 de agosto foi escolhido para celebrar a data durante o Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), realizado em 1996, no Rio de Janeiro. O evento tornou-se um marco na visibilidade lésbica, passando a exigir políticas públicas e todos os direitos garantidos às demais pessoas da sociedade. Contudo, a cordenadora afirmou que o preconceito ainda é grande.
"Poucas são as mulheres lésbicas ou bissexuais que assumem seu lesbianismo ou bissexualidade. Infelizmente, aindá há muito preconceito vivido desde o ambiente familiar até o espaço público, como o local de trabalho, bares e restaurantes, praças, ônibus, unidades de saúde, escolas e até mesmo universidades", disse.
Almeida destacou ainda a importância da garantia dos direitos humanos para mulheres lésbicas e bissexuais de todo o Brasil. "Falar em visibilidade lésbica implica em tratar do direito humano à liberdade, à opinião, à expressão. Implica evocar o direito à igualdade, à saúde, à previdência e assistência social, à educação não sexista e não homofóbica. Implica em exigir direitos como qualquer outra mulher, na sua singularidade étnica, geracional, de orientação sexual ou pertencimento religioso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário