quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dia de Combate ao Tabagismo é lembrado em Cachoeiro

Cerca de 2.800 pacientes já foram recuperados do vício em Cachoeiro por meio do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo


Motivos para comemorar não faltam a quem trava uma verdadeira batalha e resiste dia a dia ao vício do cigarro. Por isso, o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, nesta quinta-feira (29), será lembrado no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu. O tema tem sido pautado também ao longo da semana nas demais unidades de saúde da sede e do interior de Cachoeiro de Itapemirim onde é disponibilizado tratamento gratuito por meio do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo.No Centro Municipal de Saúde, a partir das 8h30, um café da manhã será oferecido a pacientes do programa em acompanhamento na unidade e serão entregues certificados de “ex-fumantes de sucesso” aos pacientes, atendidos durante este ano, e que já conseguiram se livrar do vício. Na unidade do bairro Jardim Itapemirim, a sessão inaugural de um grupo que fará o tratamento no período noturno será nesta quinta-feira, às 19h.
“Abandonar o vício do cigarro é uma atitude que exige bastante esforço, dedicação e força de vontade. Por isso, além incentivar e dar as condições necessárias a quem quer deixar de fumar, é importante levar informações que previnam esse hábito, que provoca sérios danos à saúde, entre eles o câncer. Queremos prevenir doenças decorrentes do uso de cigarro. Especialmente os mais jovens, os adolescentes, estão suscetíveis a adquirir esse vício”, comenta a coordenadora municipal de Programas de Saúde, Horminda Gonçalves.
Índices de fumantesDe acordo com pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 15% das pessoas acima de 15 anos de idade no Brasil são fumantes. No Espírito Santo, estima-se que em média 11% dos habitantes nessa faixa etária sejam viciados em cigarro. Em Cachoeiro, existem aproximadamente 23 mil fumantes.
Tratamento gratuito o ano inteiroNo município, existem 25 centros de referência de tratamento gratuito para quem quer parar de fumar: em unidades básicas de Saúde da Família da sede e do interior; na policlínica do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, bairro Guandu; e no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps – AD), no bairro Otton Marins.
O tabagismo é uma doença epidêmica resultante da dependência da nicotina. É classificado pela Organização Mundial de Saúde no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. E como uma doença, a dependência de cigarro precisa ser tratada.
Programa já recuperou 2.800 pacientes em Cachoeiro
O objetivo do serviço de combate ao tabagismo é dar condições aos pacientes para que abandonem o hábito de fumar e vivam de modo mais saudável. Os resultados conquistados são bastante animadores: a partir do ano de 2009 o programa foi ampliado - saltou de um para 25 locais de atendimento no município - e já recuperou do vício aproximadamente 2.800 pacientes. Atualmente, 500 pacientes estão em tratamento em Cachoeiro.
Seguindo essa tendência, até o fim deste ano serão atendidos cerca de cinco mil pacientes. “A taxa média de aproveitamento do tratamento é de 65%, ou seja, a cada 100 que participam do programa, 65 conseguem deixar o vício. Essa é a meta preconizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas há grupos em que o aproveitamento é bem superior, atingindo 90%”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
Saiba como funciona o serviçoQuando o paciente demonstra interesse em participar do programa, é encaminhado para a primeira avaliação clínica, realizada por um enfermeiro, psicólogo ou assistente social na unidade de referência ou na mais próxima do bairro onde mora.
Assim que é formado um grupo de dez a 15 pessoas interessadas em fazer o tratamento, começam as sessões, que inicialmente são realizadas a cada semana, durante um mês. As duas sessões seguintes são quinzenais e, posteriormente, mensais, até que se complete um ano de tratamento.
“Há pacientes que têm mais dificuldade para abandonar o vício. Para esses, além das terapias, é prescrito medicamento que é oferecido gratuitamente pela rede pública municipal para ajudar o viciado a se livrar da dependência química e psicológica do cigarro, embora o eixo do tratamento não seja medicamentoso”, explica Horminda Gonçalves.
O programa é coordenado pelo pneumologista Leandro Baptista e conta com o apoio de corpo técnico formado por médicos, enfermeiros, agentes de saúde e, sempre que necessário, são disponibilizados aos pacientes psicólogo, assistente social e psiquiatra. Profissionais que atuam nas unidades de saúde também realizam palestras educativas nas escolas e nas comunidades.
Mais informações sobre o Programa de Combate ao TabagismoCentro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu: 3155-5271
Secretaria Municipal de Saúde: 3521-8159

-----------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_CapsAD.jpgDivulgação_PMCI_CapsAD.jpg
1611K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário