quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Museu da Serra comemora aniversário nesta sexta

Judith Leão Castello será homenageada no evento
Marcos Sacramento
Nesta sexta feira (30) acontece a comemoração do 6º aniversário do Museu Histórico da Serra.  O evento terá como destaque a homenagem à escritora, política e educadora Judith Leão Castello, uma das mais ilustres cidadãs serranas. 
Marcos Ribeiro/PMSO museu exibe mobiliário e obras de arte do século XIX
Durante o evento, a Academia de Letras e Artes da Serra (Aleas) irá fazer uma homenagem póstuma a Judith, concedendo a Comenda Mestre Álvaro pelos serviços prestados ao município da Serra e ao Estado do Espírito Santo.
Judith Leão Castello foi a primeira deputada do Estado, eleita em 1947, e a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras.
Entre as ações de Judith estão a fundação do Hospital Santa Rita e da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer  (Afecc).
Na comemoração, que começa às 19 horas, será exibido o documentário “Judith, a Senhora Cidadã”, produzido por Suzi Nunes.
Haverá leitura de trechos da obra de Judith “Presença”, feita pelos acadêmicos Marcos Arrébola, Levi Basílio, Teodorico Boa Morte, Paulo Negreiros, Gabriel Bittencourt e Clério José Borges, e sarau poético em homenagem à escritora.
A comenda será entregue a João Luiz Castello Lopes Ribeiro, sobrinho de Judith, que representará a família da homenageada.
Programação
19 horas - Exibição do Filme Documentário “Judith, a Senhora Cidadã” sobre a Vida de Judith Leão Castello, da cineasta Suzi Nunes
Abertura pelo Presidente da ALEAS, Acadêmico Clério José Borges de Sant’ anna.

20 horas - Sarau poético cultural em homenagem a Judith Leão Castello.
Leitura de Poesias e Trovas pelo Poeta Trovador Albércio Nunes Vieira Machado.
Leitura de Trechos do Livro PRESENÇA pelos Escritores Acadêmicos Marcos Arrébola, Levi Basílio, Teodorico Boa Morte, Paulo Negreiros, Gabriel Bittencourt e Clério José Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário