quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Donos de postos de gasolina recebem orientações sobre efeitos nocivos do benzeno - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Acesso à Posto de Gasolina
Trabalhadores de postos de combustíveis são mais vulneráveis aos efeitos nocivos do benzeno
Oferecer saúde e bem-estar para todos os trabalhadores e moradores da capital. Essa é uma das preocupações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). E não é diferente com os frentistas que atuam na capital.
Para alertar os donos dos postos de combustíveis sobre os efeitos nocivos provocados pelo benzeno para a saúde desses profissionais, a Comissão Estadual do Benzemo, da qual faz parte a Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Semus, realizou uma reunião com 28 empresários do ramo em Vitória, no auditório da Fundacentro/ES, na última sexta-feira (23).
A médica da Gerência da Saúde do Trabalhador da Semus Isabel Muniz de Almeida explicou que os trabalhadores de postos de combustíveis são os mais vulneráveis aos efeitos nocivos do produto químico. No entanto, existe prevenção. "O benzeno é um produto químico altamente cancerígeno que penetra o corpo humano através da pele, respiração e ingestão (em alguns casos). Por isso, a prevenção é o único meio de evitar a contaminação".
Ainda de acordo com a médica, além da exposição dos riscos e da importância de ofertar condições adequadas para a saúde dos frentistas, houve uma pactuação com os empresários para que seus funcionários possam participar de capacitações para entender o processo e as formas corretas de proteção.
O benzeno é um dos componentes da gasolina, álcool e diesel e, em contato com o ar, torna-se gás tóxico. Os frentistas, pelo contato diário com o produto e sem as devidas precauções, são trabalhadores altamente vulneráveis à contaminação.
Como se proteger
  • No momento de abastecer, usar bico da bomba no modo automático e se afastar do local;
  • Não utilizar panos, flanela ou estopa;
  • Lavar sempre e muito bem as mãos, principalmente nos momentos das refeições;
  • Se tiver que lavar a roupa de trabalho em casa, não as misture com as demais roupas, lave-as separadamente;
  • Jamais retire combustível de um tanque ou outro recipiente aspirando o líquido com a boca. Use bomba de sucção adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário