quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Produtores de leite de Vila Pavão aprendem sobre formação e manejo de pastagem


28/08/2013 - 16h43min

Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está coordenando na cidade de Vila Pavão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria Municipal de Agricultura, um curso sobre formação e manejo de pastagem. Participam 20 produtores de leite do município.

O evento, que teve início na terça-feira (27) e termina nesta quinta-feira (29), compreende uma parte prática e teórica, que estão sendo realizadas na unidade de treinamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e na propriedade do senhor José Antônio Marim, respectivamente.

Serão tratados no curso os seguintes temas: formação e manejo de pastagens, adubação de pastagem, utilização de cercas elétricas, sombreamento de pastagem e o conforto do animal. Os responsáveis pelas palestras são o extensionista do Incaper, Rogério Durães, e a zootecnista do Senar, Sueli Zaggo.

“Um dos objetivos do curso é capacitar os produtores para utilizar o sistema de piquete rotacionado, uma tecnologia que os permite ter um alimento de qualidade para o gado o ano inteiro, independente da estação do ano e das variações climáticas. Para colher melhores resultados com essa tecnologia, o produtor precisa dominar completamente as formas de manejo. Assim, o mais acertado é que comecem com áreas pequenas para aprender gradativamente o manejo adequado das pastagens e sempre buscando a assistência de um técnico especializado em pecuária de leite”, afirmou Rogério.

Rogério também falou da abrangência da utilização da tecnologia em Vila Pavão. “O gado leiteiro apresenta uma área de 11 mil hectares de terra para pastagem. Hoje, no município, temos implantado aproximadamente 50 piquetes rotacionados em propriedades que utilizam pastejo irrigado e adubado com diversos tipos de forrageiras que são coordenado pelos técnicos do Incaper”, explicou.

Vila Pavão tem produção média de sete milhões de litros de leite por ano, sendo assim a segunda maior atividade geradora de renda do município. Vale ressaltar que 90% dos produtores de leite são de base familiar.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário