sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ESCOLAS DE COLATINA SÃO CONTEMPLADAS COM LAPTOPS EDUCACIONAIS


30/08/2013 - A Secretaria Municipal de Educação de Colatina, por meio do Programa Nacional de Educação do Campo (PronaCampo), do Ministério da Educação (MEC), entregou 95 laptops educativos para alunos de onze Escolas Municipais Rurais.

Foram contempladas as unidades de Ensino Unidocente Municipal (EUM) de Barra de São Pedro, EUM Córrego da Puaia, EUM Córrego Santana, EUM Fazenda Zanotelli, EUM Monte Alverne, EUM Nossa Senhora das Graças, EUM Santa Cruz, EUM Santo Antônio, EUM São José, EUM São Salvador e EUM São Valentim.

De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo do programa é promover a inclusão digital e o uso pedagógico da informática nas instituições rurais.

Com a chegada dos equipamentos nas escolas, professores e alunos poderão utilizar o recurso no processo de ensino e aprendizagem, ampliando possibilidades de uso das tecnologias digitas na escola e potencializar a qualidade do ensino no campo.

Para utilizarem os novos equipamentos, os professores e alunos passaram por uma formação feita por profissionais do Núcleo de Tecnologia Municipal de Colatina (NTM). No conteúdo, conhecimentos básicos de informática (sistema operacional Linux e utilitários BR Office), jogos educacionais e internet pedagógica. A intenção é utilizar os laptos educacionais para promover o compartilhamento do conhecimento.

"O recebimento desses equipamentos foi uma conquista muito grande, pois abre oportunidade de aprendizagem para os professores e alunos.  Nossas  crianças estão muito empolgadas com a novidade e tenho certeza de que esses laptops serão bem utilizados”, afirma Ivete Vendramini,  Coordenadora do NTM de Colatina.

Critérios

De acordo com Ivete Vendramini, Coordenadora do NTM de Colatina, a seleção dos alunos e professores contemplados para receberem os laptops educacionais foi feita pelo Ministério da Educação. A seleção foi feita com base no Censo Educacional de 2011, para escolas que tinham entre 5 e 20 alunos.  Foram atendidos alunos com idades entre 6 e 15 anos.

Ela explicou também que caberá ao professor escolher a melhor forma de utilizar o equipamento, e que os alunos poderão levar o aparelho para casa. Entretanto, ela ressalta que os laptops educacionais serão utilizados pelos alunos mas pertencerão à escola.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário