sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Delegação do governo de Lesoto conhece canais de comercialização da agricultura familiar no Espírito Santo


30/08/2013 - 10h26min

Incaper
Delegação de Lesoto irá conhecer ações do PNAE e PAA
Nessa quinta-feira (29), a missão internacional do governo de Lesoto, país localizado no Sul da África, iniciou as visitas aos municípios capixabas. Além de conhecer os experimentos de pesquisa na Fazenda Engenheiro Reginaldo Conde, em Jucuruaba, Viana, a delegação conheceu propriedades com plantio de milho e feijão e escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A visita está sendo organizada pelo Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivo é conhecer as experiências de sucesso na área de segurança alimentar no Brasil, com destaque para as políticas públicas de comercialização da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Estado escolhido para receber a missão, devido ao êxito das referidas políticas públicas, foi o Espírito Santo.

Durante a recepção da delegação de Lesoto, o chefe da Área de Pesquisa do Incaper, José Aires Ventura, destacou as características agrícolas do Espírito Santo. “Somos um Estado pequeno, mas com expressiva produção agrícola diversificada. Devido às ações integradas de pesquisa e extensão rural promovidas pelo Incaper, que possui unidades em todos os municípios capixabas, os produtores rurais têm ampliado e qualificado sua produção”, explicou Aires.



Incaper recepciona delegação de Lesoto.  


De acordo com a ministra de Educação e Formação Profissional, Makabelo Mosothoane, o objetivo da visita ao Brasil é conhecer as experiências de comercialização da agricultura familiar, com destaque para o atendimento à alimentação escolar. “É um grande desafio incentivar os agricultores a retomarem a produção de alimentos nas áreas férteis de Lesoto. Ao voltarmos para nosso país, teremos que nos reunir com os diversos Ministérios, como o de Agricultura, Educação e Finanças a fim de desenvolver um projeto piloto na área de comercialização de alimentos para escolas”, afirmou a ministra.

De acordo com a ministra, Lesoto é um país montanhoso de 30 mil quilômetros quadrados. Cerca de 75% do território é formado por áreas de montanhas e apenas 25% do país possui terras baixas e férteis. A maioria da população sobrevive de agricultura de subsistência, com destaque para a cultura do milho, e localiza-se nas áreas baixas. “Precisamos incentivar os agricultores, por meio de políticas públicas, para produzir alimentos. Por isso, viemos conhecer a experiência do Brasil nessa área, pois é referência mundial”, afirmou.




Milho capixaba é apresentado à delegação de Lesoto.  


A coordenadora de comercialização da agricultura familiar do Incaper, Pierângeli Aoki, disse que a missão internacional conhecerá experiências agropecuárias no Estado que poderão ser adaptadas à agricultura familiar de Lesoto. “A delegação irá conhecer grupos produtivos que têm sido fortalecidos pelo Incaper para atender às políticas públicas de garantia de segurança alimentar e nutricional. Essa medida tem diversificado a produção agrícola e gerado renda às famílias no campo”, disse Pierângeli.


Itinerário da delegação de Lesoto

As visitas serão realizadas nos municípios de Vitória, Cariacica, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Alfredo Chaves e Viana. Nessa quinta-feira (29), em Viana, a delegação pôde conhecer os viveiros de mudas de plantas medicinais na Fazenda Engenheiro Reginaldo Conde, bem como variedades de milho desenvolvidas pelo Incaper.




Africanos conhecem plantas medicinais da Fazenda do Incaper.  


Em Vitória, a delegação do governo de Lesoto conhecerá escolas municipais onde produtos agroecológicos e orgânicos estão sendo inseridos na alimentação escolar. Em Cariacica, serão conhecidas entidades que recebem alimentos pelo PAA e escolas que participam do Pnae. Os agricultores estão organizados em associações e atuam fortemente com produtos agroecológicos e em regiões similares ao Lesoto.

Em Santa Leopoldina e Santa Teresa, será conhecida a agricultura familiar focada na produção de alimentos que vão desde olerícolas, palmito, café, frutas como a laranja, banana e uva, feijão, milho e aipim, além dos produtos agroindustrializados como panificados, cachaça orgânica e massas caseiras. A região Serrana capixaba possui similaridades com a região agrícola de Lesotho. 
Em Alfredo Chaves, será visitada a Escola Família Agrícola, para conhecer a pedagogia da alternância, produtores de leite e a cooperativa Clac, que fornece mais de cinco milhões de laticínios para o Pnae.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário