quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Programa "Onde anda você" já acolheu 170 pessoas em situação de rua na capital - VITÓRIA

Diego Alves

Serviço de abordagem de rua
Equipe aborda pessoas que estavam em situação de rua
Carlos Antolini
Abordagem de rua
Trabalho de abordagem de rua é feito de forma rotineira em Vitória
Com nove meses de atuação, o programa de reinserção social "Onde anda você" já acolheu 170 pessoas que viviam em situação de rua em Vitória. Dessas, 31 foram encaminhadas para tratamento, 41 foram reinseridas nas respectivas famílias, 55 foram abrigadas, 14 retornaram para suas cidades de origem e 29 foram contempladas pelo benefício do aluguel social.
Até este mês de agosto, 732 pessoas foram abordadas em situação de rua, sendo a maioria abordada apenas uma ou duas vezes, indicando que estavam apenas passando pelo município. Esses resultados foram apresentados pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, durante coletiva de imprensa na sala anexa ao gabinete, na tarde desta quinta-feira (29).
O prefeito afirmou que, para a Prefeitura, mais do que números, esses resultados representam vidas ressocializadas. "Nossas equipes conhecem cada uma dessas pessoas, seus nomes e sobrenomes. E nosso programa busca reinseri-las na sociedade de forma digna e humana", afirmou.
O programa "Onde anda você" unificou ações já executadas pela Prefeitura de Vitória com novas propostas, trabalhando a questão da pessoa em situação de rua de forma ampla e combinada com as secretarias da Assistência Social, Esportes e Lazer, Habitação e Saúde.
Ainda existem 156 pessoas em situação de rua em Vitória. Dessas, 89 frequentam o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro/Pop). As outras ainda resistem à abordagem. Contudo, o prefeito Luciano Rezende explicou que elas representam uma das características do programa "Onda anda você" : a continuidade. "As pessoas que ainda estão nas ruas não estão abandonadas. Continuarão sendo abordadas pelas equipes de saúde e de assistência social, um trabalho feito com muita paciência e compreensão. Mas nós não podemos parar".

Prevenção

Para a Prefeitura de Vitória, a questão da população de rua deve ser trabalhada tanto no cuidado com quem está nessa situação quanto na prevenção. Para isso, diversas ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) são voltadas ao fortalecimento de vínculo de crianças, jovens e adolescentes com suas comunidades e famílias, buscando evitar que os mais jovens procurem as ruas ou as drogas.
Entre esses projetos, destacam-se o projeto Caminhando Juntos (Cajun), o Centro de Referência da Juventude (CRJ), oProJovem Adolescente e o Núcleo Afro Odomodê. A Semas também possui um espaço voltado para as famílias, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), onde os munícipes podem trocar experiências entre si e participar de atividades que fortalecem os vínculos familiares e comunitários.
"Buscamos atender as diversas demandas do munícipe e de sua família integrando os serviços da Assistência Social com os serviços de outras secretarias e buscando a qualidade de vida do morador de Vitória", afirmou o secretário de Assistência Social, Waguinho Ito.
Matérias relacionadas
Yuri Barichivich
AGOSTO 29_COLETIVA DO POR ONDE VOCÊ ANDA
Prefeito Luciano Rezende apresentou os resultados do programa "Onde anda você" durante coletiva de imprensa
Diego Alves
Circo Cajum
Projeto Caminhando Juntos é um dos trabalhos desenvolvidos na capital para afastar crianças e jovens das ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário