quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Artista capixaba Ficore Kabelera leva sua arte e performances para a Europa - VITÓRIA

Divulgação Semc

Ficore Kabelera
Painéis do artista Ficore Kabelera foram expostos em festivais na Europa
O músico, grafiteiro e artista plástico capixaba Ficore Kabelera acaba de chegar de uma turnê de 75 dias por mais de 20 cidades da Itália e Inglaterra, onde esteve representando Vitória, o Espírito Santo e o Brasil em diversas apresentações musicais e intervenções artísticas.
Ficore participou do Festival Espírito Mundo 2013 e fez sucesso, tanto que um de seus painéis foi tombado como patrimônio cultural na Europa. Para realizar a viagem, o artista contou com o suporte de incentivo cultural do Edital de Locomoção da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Em parceria com o Instituto Anexo Cultural, Ficore apresentou-se em shows, performances de pintura ao vivo e residências artísticas e ministrou oficinas de grafite. Nessa sua estada na Europa, interagiu com dezenas de artistas europeus e brasileiros em diversas cidades. Participou dos Festivais Espírito Brum - UK Brasilicata Tour, do Pollino Music Festival, Metaponto Beach Festival e Musica en Corso - Itália.
No Pollino Music Festival, Ficore abriu o show da conhecida e respeitada banda de reggae italiana Africa Unite, contando ainda com a colaboração da Banda Cidade do Reggae. No Metaponto Beach Festival, participou do Meridional Reggae Reunion tocando em uma grande Jam Session com diversos cantores famosos de Reggae de toda Itália.

Obra tombada

Na arte do grafite, Ficore produziu diversos painéis. Inclusive, uma de suas obras foi tombada como patrimônio cultural da cidade histórica de Spinoso - Basilicata Itália. Durante o Metaponto Beach Festival, produziu um painel dentro do Castello Torre Mare. Também teve participação especial cantando em uma faixa do novo disco do MC Nero, de Potenza – Itália. Com esse MC, participou ainda de cinco shows conjuntos, em colaboração com o DJ italiano LastLetter.
Na Inglaterra, o artista capixaba participou de uma exposição coletiva e também produziu uma pintura exclusiva em vestido para um estilista local. Ficore recebeu diversas propostas de atuação na Europa e planeja retornar para ampliar esse intercâmbio cultural e dar sequência às parcerias com artistas e instituições com os quais atuou nesses dois meses e meio.
"Estou muito feliz. Tive uma das experiências mais especiais da minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Além de ser a primeira vez que saí do Brasil, pude participar de diversos eventos em mais de 20 cidades da Itália e da Inglaterra", disse Ficore. Para ele, essa oportunidade de poder colaborar com artistas europeus, em trabalhos individuais e coletivos, foi muito importante, porque "tive acesso à cultura deles, participei do universo desses artistas, de suas aspirações e atuações, e daí surgiram várias propostas de trabalho", pontuou.

Locomoção

Divulgação Semc
Ficore Kabelera
Ficore produziu diversos painéis através da arte do grafite
Além de relatar suas experiências e se sentir gratificado pela aceitação e valorização de sua arte, agora apresentada em uma dimensão bem maior, Ficore também reconheceu a importância do apoio que recebeu da Prefeitura de Vitória, através do Edital de Locomoção. "Embora eu tivesse os recursos para a minha ida, eu não apostaria nessa viagem se não tivesse esse apoio, que foi crucial para viabilizar a minha viagem", disse.
"O Edital de Locomoção é um incentivo aos artistas para também fazer circular suas produções fora da capital. Ficore apresentou projeto e foi contemplado integralmente com liberação de R$ 3.680,00", disse o coordenador do Fundo de Cultura da Semc, Rogério Morais.
O último edital de Seleção e Concessão de Apoio Cultural-financeiro para Custeio de Despesas com Locomoção de Artistas, Técnicos e Estudiosos, o 02/2013, vigora desde o dia 24 de abril. O prazo para envio de projetos prossegue até o dia 16 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário