quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bandas Marciais revelam talentos e despertam sonhos em alunos do município - VIANA


Texto: Julio Palassi / Foto: Siumara Gonçalves e Divulgação Escolas
28/08/2013 - 10:57 h

As aulas do projeto “Bandas Marciais” oferecidas a estudantes da rede municipal de Viana nas oito maiores escolas (ver relação abaixo) são o pontapé que têm levado vários jovens do município a querer investir na carreira musical. Thiago Pereira da Silva, do bairro Bom Pastor, e Tatiane da Cruz Rocha, de Nova Bethânia, dois talentos revelados no projeto, seguem este caminho e já conquistaram vaga na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Outros têm reforçado a Banda Júnior da Polícia Militar do Estado e os grupos de música das igrejas. 

banda4.jpgA caminhada do ex-aluno da escola municipal Dorival Brandão, no bairro Bom Pastor, começou a ser trilhada quando ele cursava a 8ª série, último ano que estudaria naquela escola. Porém, a dedicação e a desenvoltura do estudante foram tão surpreendentes que os anos passaram, ele mudou de escola, ingressou na Fames, e continua na banda, onde até hoje toca trombone e colabora como monitor. 

“Quero me qualificar para dar aulas”, disse Thiago, que aos 22 anos concilia o trabalho de porteiro numa empresa de vigilância durante o dia com as aulas do Curso de Formação Musical (CFM) na Fames, à noite.  A próxima conquista do jovem é adquirir seus instrumentos, pois o trombone que utiliza para treinar as lições em casa pertence à banda da escola. 

Recentemente Thiago foi convidado a integrar uma banda musical da região e já começou os ensaios com o grupo. “Estão começando a pintar as oportunidades na área”, brincou o músico, que também virou professor particular e ensina, em casa, teoria e prática musical a três alunos.  

Mudança radical

banda2.JPGPara Tatiane, 16 anos, a entrada na banda da escola municipal Divaneta Lessa Moraes, o Caic de Campo Verde, causou uma mudança radical na rotina dela. “Gostava de ficar na rua à toa e hoje meu tempo é todo tomado pelo estudo, pela música. Tenho mais capacidade e um objetivo na vida”, revelou a aluna do Curso de Formação Musical Profissional da Fames, onde se dedica ao estudo do trombone de vara. 

Ao contrário de Thiago, foi na 5ª série que ela começou no projeto, em 2006, quando a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou o projeto “Bandas Marciais”, que atualmente atende cerca de 260 estudantes. Ela ainda permanece na banda, mesmo cursando o 2º ano do ensino médio em uma escola estadual, e hoje já reforça o orçamento da família com o cachê que recebe pelas apresentações em casamentos e outros eventos. 

De acordo com a adolescente, a música atrai, abre caminhos, desperta o interesse de todas as pessoas para aprender ou para ouvir. “Eu quero ser uma regente, uma maestrina, e ensinar essa arte a outras pessoas”, contou. 

A rotina de Thiago e Tatiane é puxada. Além de frequentarem as aulas curriculares de segunda a sexta-feira, eles treinam em casa e ensaiam três vezes por semana na escola. De quebra, os estudantes-músicos ainda intensificam os ensaios quando têm apresentação agendada pela banda, como o desfile cívico promovido pela Semed, em homenagem à Independência do Brasil, que será realizado no dia 06 setembro no centro de Viana. 

Importância da música na escola

banda5.jpgPara o professor Elier Santana Scárdua, responsável pela banda da escola Dorival Brandão, as aulas de teoria musical e a prática de leitura da partitura, desenvolve no aluno o poder de concentração, raciocínio e a criatividade. A banda marcial por ser um trabalho coletivo, influencia muito na formação individual e coletiva do instrumentista, colaborando no seu processo de socialização. “Nas aulas de ordem unida, exige-se muito do aluno, promovendo assim a autodisciplina”, enfatizou.

Segundo o professor, os alunos que estão inseridos nas bandas marciais participam de aulas teóricas e práticas e de ordem unida (marcha, evoluções) e que as bandas de Viana já participaram de vários eventos em outros municípios como o Festival de bandas e fanfarras em Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim. 

“As bandas do nosso município ainda não participaram de campeonatos. Já levamos a Banda Marcial da Escola Dorival Brandão no Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim (CONFABANI), realizado em junho de 2013, apenas como expectadores, já preparando os alunos para uma competição”, comentou o professor.

banda3.jpgAs oito escolas da rede municipal de Viana que têm banda marcial são: Divaneta Lessa Moraes (Caic), em Campo Verde; Orestes Souto Novaes, em Jucu; Francisco de Assis Pereira, no bairro Canaã; Dr. Tancredo de Almeida Neves, em Nova Bethânia; Constantino José Vieira e Dr. Denizarth Santos, em Marcílio de Noronha; Dorival Brandão, no bairro Bom Pastor, e Adamastor Furtado, em Universal.

Confira outros participantes das bandas marciais que estudam música:
 

Escola Adamastor Furtado – Universal

Arthur Sanglard Lopes – Fames - Curso de Formação Musical Erudito
Ulhiana Pereira de Jesus – Banda Júnior da Polícia Militar
Lucas Pereira de Jesus - Banda Júnior da Polícia Militar
Escola Divaneta Lessa Moraes (Caic) – Campo Verde
Tatiane da Cruz Rocha – Fames - Curso de Formação Musical Trombone
Escola Dorival Brandão – Bom Pastor
Thiago Pereira da Silva – Fames - Curso de Formação Musical licenciatura

Escola Francisco de Assis Pereira – Canaã
Roni Coelho Borges dos Santos – integra banda de forró
Roni Chagas do Nascimento – Fames – piano
Larissa Mattos de Souza – Banda Júnior da Polícia Militar
D´Avila Mattos de Souza – Banda Júnior da Polícia Militar
Wellington Faller de Jesus – toca bateria na igreja que frequenta

Ouvidoria da Prefeitura de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706
E-mail: 
ouvidoria@viana.es.gov.br
Informações à imprensaSecretaria de Comunicação (Secom)
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Claudete Rodrigues /Júlio Palassi
Tels.: 27 2124-6701 / 2124-6752 / 9822-2540
E-mail:danielebolonha@viana.es.gov.br/ 
geizaardicon@viana.es.gov.br/
andressa_rocon@viana.es.gov.br
/claudeterodrigues@viana.es.gov.br /juliopalassi@viana.es.gov.br/
Viana nas redes sociais
Twitter: @prefeituraviana
Facebook: 
www.facebook.com/prefeituradeviana

Nenhum comentário:

Postar um comentário