sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Gabinete Online é lançado com webconferência sobre Gestão Compartilhada - VITÓRIA


Jaldecy Pereira
Gabinete Online
Prefeito Luciano Rezende disse que a proposta do Gabinete Online é envolver ainda mais os cidadãos nas discussões de melhorias para a capital
Uma conferência em rede nesta sexta-feira (30) marcou o lançamento do Gabinete Online, a mais nova ferramenta da Gestão Compartilhada, uma iniciativa que norteia a atual administração da capital. A novidade contou com participantes de Vitória, Curitiba e Braga, em Portugal.
O tema "Governança Democrática" foi debatido na internet pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, pelo especialista em mídias sociais Andre Telles (Curitiba), pelo doutor em Ciências da Comunicação Sergio Denicoli (Braga), pelo membro da Transparência Capixaba Rodrigo Rossoni (Vitória) e pelo CEO da Start You Up, Marcilio Riegert (Vitória). A mediação foi do especialista em Inovação e Tecnologias Digitais Renzo Colnago.
Utilizando o serviço de HangOut do Google, um recurso gratuito que permite realizar debates em vídeo, o grupo tratou de questões ligadas à participação efetiva do cidadão na administração pública e de exemplos do uso da tecnologia na construção de uma gestão mais eficiente. "Com o Gabinete Online, estamos mais uma vez sinalizando para a cidade que Gestão Compartilhada não é discurso, é método de trabalho. Queremos envolver todos os moradores nas discussões para que possamos avançar ainda mais", afirmou o prefeito.
O debate foi transmitido ao vivo e, ao longo da transmissão, o público pôde enviar sugestões e intervenções pelas redes sociais da Prefeitura de Vitória.

Conceito

A iniciativa leva para a internet o conceito que vem sendo desenvolvido desde o início da gestão com o Gabinete Itinerante, uma série de audiências públicas presenciais nas quais o prefeito e os secretários municipaais visitam os bairros para ouvir a população sobre temas definidos pelos próprios moradores. O modelo tem o objetivo de envolver os cidadãos nas escolhas das ações da Prefeitura e na identificação de necessidades e soluções para a cidade.
Toda a discussão está centralizada no site www.vitoria.es.gov.br/gabineteonline. Depois da videoconferência, os moradores poderão participar de fóruns para sugerir propostas para a cidade. Elas podem ser comentadas e votadas pelos próprios internautas. Ao final, as três sugestões mais votadas serão comentadas pelo prefeito. As outras serão respondidas por email.
Durante o Gabinete Online inaugural, o prefeito Luciano Rezende adiantou que serviços como marcação de consultas médicas pelo telefone e envio de torpedos para que o usuário de hospitais e postos de saúde atribuam nota ao atendimento já estão em estudo, como forma de intensificar o uso da tecnologia no setor público. O prefeito também informou que a próxima edição do Gabinete Online vai tratar de mobilidade urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário