sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Extração e transporte do sururu de costão proibidos até o dia 31 de dezembro - VITÓRIA


Divulgação Semmam
Sururu de costão
Sururu de costão está passando pelo período de defeso, época na qual o molusco está em crescimento
Os amantes do sururu de costão (perna perna) não poderão saboreá-lo até o dia 31 de dezembro, pois, durante esse período, são proibidos a extração, o transporte e o beneficiamento do molusco, segundo a instrução normativa nº 105/2006 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). Essa é a época de defeso do molusco, quando ele está em crescimento.
A coordenadora de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Priscila Ligia Alvarino, explicou que quem for flagrado catando, transportando ou beneficiando o sururu sofrerá as penalizações previstas na legislação ambiental. Além das ações de fiscalização, as Gerências de Educação Ambiental e Monitoramento vão trabalhar para que o defeso do molusco seja respeitado por todos.

Educação ambiental

A educadora da Gerência de Educação Ambiental Juliana Conde disse que foi realizada uma reunião de esclarecimentos entre marisqueiros, membros da Associação dos Moradores da Ilha do Frade e Polícia Ambiental. A fiscalização será feita rotineiramente e, durante esse período, serão feitas intervenções educativas no comércio. A proibição vale para a faixa costeira que vai do Espírito anto ao Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário