sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Unidades de saúde recebem universários que participam de curso nacional do SUS - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Atendimento médico
Estudantes serão supervisionados por profissionais de saúde nas unidades da rede municipal
Consolidar a integração entre serviço, ensino e comunidade para o fortalecimento de áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o objetivo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Mental (PET-Saúde), do Governo Federal, que, em parceria com a Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vai capacitar 70 alunos de graduação, entre os cursos de Medicina, Enfermagem e outros, para atuação no SUS.
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, fez um discurso emocionado de incentivo aos estudantes para que todos abracem a experiência. "Esse projeto aproxima os núcleos de saberes que vão para o campo. É uma grande oportunidade de adquirir capacidades específicas e compreender as características da atenção básica em saúde, além de aplicá-las. Então, agarrem a oportunidade e, daqui a dois anos, nos encontraremos novamente para celebrar o final de mais uma etapa".
O curso PET-Saúde Mental terá duração de dois anos e tem como pressuposto a educação pelo trabalho, disponibilizando bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde).
Os alunos vão atuar como bolsistas nas unidades de saúde da capital, cujas atividades são semelhantes às de um estágio. Os estudantes serão supervisionados por profissionais de saúde e por professores tutores para, desde os primeiros períodos, terem contato com o sistema público de saúde.
A cerimônia que marcou o início dos trabalhos aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), na Etsus, com a presença da secretária municipal de Saúde, Sony Freitas Itho, a professora da Ufes e doutora em Psicologia Maristela Dalbello de Araújo, o coordenador do PET Saúde da Família, Crispim Cerutti Junior, o diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais, Renato Rodrigues Neto, e a diretora da Etsus-Vitória, Josenan Alcântara Costa, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e estudantes acadêmicos das áreas de Medicina, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Terapia Ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário