quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ciência movimenta escola em Presidente Kennedy


Escola Estadual Presidente Kennedy, localizada no município de mesmo nomeestá investindo naformação de futuros cientistas. E para incentivar o interesse e promover o conhecimento, a instituiçãorealizou a Maquifibiouma feira da área de ciências humanas onde, a partir de um temaos alunosdevem propor experimentos diferentes e que englobem as disciplinas de MatemáticaQuímicaFísica eBiologia.

O projeto, que está na sua segunda edição, tem o objetivo de fazer com que o aluno conheça o espaço onde mora por meio de pesquisas científicas, proporcionando uma proximidade com artigos científicos, projetos de pesquisas, propor uma hipótese e testa-la para que se tenha uma opinião formada, desde o ensino básico.

Neste ano, a feira abordou temáticas referentes à biologia: o ensino fundamental ficou com o tema “O homem e sua relação com o meio ambiente!”; Já no ensino médio, o 1º ano trabalhou a “Cidadania e Saúde”, o 2º falou sobre o “Desenvolvimento Sustentável” e o 3º, sobre "Recursos naturais renováveis e não renováveis".

Os trabalhos foram iniciados em abril. Até o mês de julho, as turmas ficaram responsáveis por analisar e desenvolver a proposta. No mês de agosto, foi  hora de colocar de executar os experimentos que foram apresentados durante a feira. Durante uma semana, os estudantes da instituição receberam visitas de outras escolas e comunidade, que foram conferir os trabalhos expostos.

Além das experiências produzidas pelos alunos, a Maquifibio contou com palestras sobre temas ligados ao desenvolvimento sustentável, à prevenção à dengue, à higiene pessoal e à alimentação. Também foram reproduzidos filmes que sobre conteúdo científico.

O professor de Física da instituição e coordenador da feira, Alysson Duarte de Aguiar, falou sobre os benefícios do projeto para a formação dos alunos. “Foi uma experiência ótima. Eu penso que isso é fundamental e muito importante para a área de ciências da natureza, porque permite ao aluno tentar vislumbrar uma faculdade, por meio do contato com a iniciação científica. Esse é um incentivo para o desenvolvimento da própria ciência”, disse.

Para os próximos dias, os professores responsáveis pelo evento vão se reunir para debater os resultados e discutir melhorias no projeto, com base em perguntas feitas para os alunos durante as apresentações. O motivo é fazer com que, no próximo ano, a feira seja ainda melhor.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/rcchagas@sedu.es.gov.br Texto: Renan Chagas Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário