sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Africanos de Moçambique conhecem metodologias participativas utilizadas pelo Incaper


29/08/2013 - 15h26min

DCM / Incaper
José Aires Ventura entrega ao representante de Xai-Xai um kit com publicações do Incaper.
Nessa quarta-feira (28), os africanos da comunidade de Xai-Xai, em Moçambique, visitaram a Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e conheceram algumas metodologias de planejamento participativo utilizadas pelo Instituto nas comunidades rurais capixabas. Na ocasião, a comitiva de Xai-Xai também apresentou os primeiros resultados do projeto de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul, “Colaborando com a construção de uma ciade de sonho”.

Essa é a segunda missão técnica de Xai-Xai ao Espírito Santo. Desta vez, estiveram presentes o secretário de Agricultura e Transportes, Francisco Vasco Nhachengo, além de o secretário de Finanças e técnicos das áreas de arquitetura, urbanismo, meio ambiente, agricultura e ciências sociais. Nesta ocasião, eles percorrerão o município de Vitória e de Cachoeiro de Itapemirim e debaterão os próximos passos do planejamento participativo construído em conjunto com entidades parceiras do projeto, incluindo o Incaper.

“Estivemos durante o primeiro semestre deste ano em Xai-Xai, onde realizamos uma capacitação com gestores e técnicos da municipalidade sobre metodologias participativas de planejamento. A comunidade interagiu bastante durante o diagnóstico participativo e agora é o momento de realizar de realizar o planejamento propriamente dito”, explicou o extensionista do Incaper, Daniel Duarte.

Durante a atividade, os integrantes da missão de Xai-Xai apresentaram um vídeo com as imagens dos diagnósticos realizados nas comunidades e apontaram os desafios para o planejamento. “A comunidade se envolveu no levantamento dos problemas e esperamos que também sejam parte das soluções. Nosso desafio é operacionalizar as ações na prática”, explicou Francisco Vasco Nhachengo.

Entre os desafios destacados estão as inundações frequentes, erosão do solo, baixa fertilidade e deflorestamento. Por outro lado, Xai-Xai possui potencialidades como as práticas culturais, diversas organizações sociais, variedades de recursos naturais e quintais sombreados com árvores frutíferas. O planejamento irá considerar todos esses elementos.

Nesta quinta-feira (29), a comitiva de Xai-Xai irá para o município de Cachoeiro de Itapemirim, onde serão visitadas experiências voltadas para o meio rural e oriundas de um planejamento participativo com a participação do Incaper, Prefeitura Municipal e parceiros locais. Entre as experiências que serão conhecidas destacam-se o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Cachoeiro de Itapemirim; as tecnologias desenvolvidas pelo Incaper na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba; a pedagogia da alternância adotada na Escola Família de Cachoeiro de Itapemirim; agroindústria e hortas agroecológicas comunitárias da comunidade quilombola de Monte Alegre; e a Feira da Agricultura Familiar de Cachoeiro de Itapemirim. A comitiva de Xai-Xai permanecerá no Estado até o dia 31 de agosto.

Projeto Xai-Xai
O projeto de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul é financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e desenvolvido em parceria pela Prefeitura Municipal de Vitória, Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O projeto propõe a capacitação teórica dos gestores e técnicos municipais de Xai-Xai em métodos e ferramentas para a elaboração participativa de Planos de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. Contempla os aspectos geológicos, urbanísticos, habitacionais, socioambientais, agricultura e segurança alimentar, com aplicação prática em uma área piloto selecionada, concorrendo, assim, para o cumprimento das ações estratégicas do Planejamento e Ordenamento Territorial e Agricultura de Xai-Xai.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário