quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Vila Velha já capacitou 1.500 empreendedores individuais

Texto: Angela Beserra / Foto: Semcom

Empreendedor Individual - Imagem: Camila Vargas
Somente este ano, mais de 1.500 empreendedores individuais foram capacitados no município de Vila Velha.  As capacitações envolvem vários setores: gestão de pessoas, vendas e atendimento, controle financeiro para varejo e serviços, formação de preço de venda, gestão de estoques, crédito, visual de loja, entre outras.
Atualmente, o segmento das micro e pequenas empresas (MPE) e dos empreendedores individuais é responsável por 97% das empresas registradas em Vila Velha e gera aproximadamente 78% da mão-de-obra formal da cidade.
Para empreender é necessário ter preparo, controle financeiro, planejamento, técnicas de compra e venda  e gestão continuada. Dentre os bairros contemplados até agosto de 2013, pelas parcerias com o Sebrae e Sindimicro, estão: Parque das Gaivotas, Glória, Coqueiral de Itaparica, Vila Batista, Paul, São Torquato, São Conrado, Ulisses Guimarães, Terra Vermelha, Aribiri e Santa Inês.
Para se formaliza o empreendedor deve comparecer ao Centro do Empreendedorr, localizado na Prefeitura de Vila Velha, na Av. Santa Leopoldina, nº840, Coqueiral de Itaparica.  Telefone 3149 7427.
As inscrições em um dos cursos gratuitos podem ser feitas pelo endereço eletrônico  http://www.vilavelha.es.gov.br/cursosebrae/ ou pelo telefone 3149 7477.
Programa Empreendedor Individual
Desde a criação do programa Empreendedor Individual, Lei complementar nº 128/2009, que visa à formalização de forma simplificada e desonerada, o município de Vila Velha, dentre os 78 municípios do Estado, tem destaque na participação quantitativa de formalização desta categoria.
Neste ano de 2013, já foram formalizados 2.357 empreendedores individuais. Vale ressaltar que depois de legalizados, os empreendedores individuais contam com benefícios previdenciários (auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria), tributários (isenção de impostos federais e inclusão no Simples Nacional), CNPJ imediato, emissão de notas fiscais, possibilidade de abertura de conta bancária e acesso a crédito, entre outros.
Dados do Portal do Empreendedor:
Total de Empreendedores Individuais em Vila Velha (somente 2013): 2.357
Total de Empreendedores Individuais em Vila Velha (acumulado): 13.154
Total de Empreendedores Individuais no ES (acumulado): 83.018
Vila Velha/ES: 15,8% em relação ao ES.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário