quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Alterações no trânsito melhoram fluxo na região central - CACHOEIRO

Mão única na rua 25 de Março diminuiu retenção na área central

Após avaliar como positivas as alterações feitas no trânsito de Cachoeiro de Itapemirim no fim de julho, a prefeitura executa ações já nos próximos dias para consolidá-las e dar mais comodidade e segurança aos motoristas e pedestres.

O prefeito Carlos Casteglione e secretários municipais se reuniram nesta quinta-feira (22) para avaliar e definir as ações de conclusão das modificações.
As mudanças fazem parte do programa de mobilidade urbana “Cachoeiro em Movimento” e preparam a cidade para a integração do transporte público coletivo, cujo projeto-piloto foi iniciado neste mês. Todas as alterações estão sendo executadas pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Defesa Social, Obras e pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro (Agersa). Os ônibus estão cumprindo o trajeto até mesmo antes do tempo previsto, de acordo com a concessionária de transporte urbano.
Uma das medidas para tornar definitivas as intervenções é a retirada dos tachões em frente à rua Barão de Itapemirim – localizada ao lado da Câmara Municipal –  e à praça Jerônimo Monteiro (próximo aos Correios) e próximo ao Banco do Brasil. O intuito é abrir mais espaço para as duas faixas para veículos que saem da rua Capitão Deslandes com destino à rua Costa Pereira (subida da Catedral São Pedro).
Outra ação para efetivação das alterações é a pintura de faixas do eixo central da pista em frente à praça Jerônimo Monteiro, via que passou a ser mão única no sentido Centro - Guandu. Assim, será concluído o serviço de sinalização horizontal.

Abrigos de ônibus Está em fase de criação pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) o projeto do abrigo com propósito de garantir mais conforto aos usuários que aguardam ônibus no novo ponto na rua Costa Pereira. Também será transferida nos próximos dias a estrutura do ponto desativado na praça Jerônimo Monteiro para o outro lado da via, para melhorar o conforto no abrigo.
“Toda mudança gera um certo desconforto no começo, o que é perfeitamente compreensível. Foram necessários alguns ajustes, e o resultado é que o fluxo está mais contínuo no trânsito da região central, o que pode ser facilmente percebido, porque conseguimos eliminar pontos de retenção como o cruzamento próximo ao colégio Cristo Rei e as áreas próximas ao Shopping Cachoeiro e ao Mercado Municipal”, avalia o prefeito Carlos Casteglione.
Confira como está o trânsito na região central de Cachoeiro- O trecho entre a Ponte Municipal e a agência dos Correios funciona em mão única, no sentido Centro – Beira Rio
- Veículos que trafegam pela rua Capitão Deslandes continuam tendo acesso à rua Costa Pereira (próximo à Catedral São Pedro) e à avenida Beira Rio, mas não podem mais passar pela praça Jerônimo Monteiro
- A ponte Carin Tanure, próximo à Dadalto, tem fluxo em mão única no sentido Pinheiro Júnior – Costa Pereira
- Os carros que passam em frente à agência dos Correios têm a opção de retornar pela rua Costa Pereira e também podem descer pela Barão de Itapemirim (ao lado da Câmara Municipal), que se tornou mão única sentido praça Jerônimo Monteiro
- O ponto de parada de ônibus em frente à Câmara Municipal foi transferido para o ponto próximo à Catedral de São Pedro
- O fluxo na rua Samuel Levy, no bairro Aquidaban, também está melhor desde o último dia 27, quando passou a valer ali o sentido de mão única. A mudança se estendeu por toda a avenida Pinheiro Júnior
- Também passaram a ter sentido único as ruas adjacentes Madre Gertrudes e Alziro Viana (subida) e a travessa Hélio Ramos, ao lado do Tiro de Guerra (descida)
- 440 novas de estacionamento estão em fase de criação na rua Samuel Levy, na avenida Pinheiro Júnior e em frente à praça Jerônimo Monteiro
- Para dar lugar a faixas preferenciais para os ônibus, foram extintas na praça Jerônimo Monteiro as vagas de estacionamento rotativo do trecho que vai da loja Citron até a Caixa Econômica Federal (lado oposto à praça) e, na rua 25 de Março, da esquina da rua Barão de Itapemirim até a Secretaria Municipal de Fazenda
- Para melhorar o fluxo na região central, duas faixas deram lugar a uma mais centralizada na rua Siqueira Lima, onde foi criada uma faixa em frente à galeria Villa Shopping, para substituir as que havia em frente ao ponto de táxi e à rádio Cachoeiro. O mesmo ocorreu na rua 25 de Março: as faixas próximas ao Shopping Cachoeiro e à Cacau Show deram lugar a uma, mais centralizada, em frente ao Banestes.



------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_Trânsito.JPGDivulgação_PMCI_Trânsito.JPG
4132K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário