quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Escolas comemoram Dia do Folclore Nacional - VILA VELHA


Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Semcom

Festa do Folclore - Imagem: Letícia Passos
Quem nunca contou ou ouviu as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá. Esses são personagens famosos do nosso folclore brasileiro e que povoam a imaginação das crianças. Para celebrar essas figuras, o Congresso Nacional oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore Nacional e as escolas de Vila Velha também comemoram a data.
A Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Basílio Costalonga, em Paul, teve nesta quinta-feira (22), nos turnos matutino e vespertino,  uma vasta programação cultural baseada nas lendas brasileiras. Foram apresentados vídeos sobre as manifestações folclóricas, além de apresentação de peças de teatro e grupos de dança, em que o frevo foi a estrela folclórica.
A programação foi multidisciplinar e contou com a ajuda de todos os profissionais da escola. De acordo com as pedagogas Solange Bodart e Kéu Rodrigues, durante todo o mês de agosto os alunos aprenderam a importância do folclore, que é um patrimônio cultural da humanidade. Fizeram trabalhos como leitura e releitura de contos folclóricos, dobraduras com os personagens de lendas brasileiras, desenhos e pinturas, além da confecção de um mural que recepciona quem adentra a escola.
"Os professores desenvolveram atividades que puderam resgatar o valor cultural desta data", disse a diretora da unidade, Carla Mônica Horta.
Já nesta sexta-feira, dia 23, a programação será na Umef Ana Bernardes Rocha, em Argolas. Além das brincadeiras às crianças, que terá a participação da equipe do Mais Educação, a diretora Juliana Calenzani convidou a banda de congo da Apae de Cariacica e a escola de samba mirim de São Torquato para se apresentarem na escola.
A Umef Saturnino Rangel Mauro, de Vila Batista, também vai comemorar a data nesta sexta. Para o turno matutino, a festa começa às 08h30 e para o turno vespertino a diversão folclórica tem ínicio às 13h30. A programação inclui quadrilhas, danças temáticas, barriquinhas com comídas típicas, além de pula-pula, algodão-doce, pipoca e outras guloseimas.
Brasil - O dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. As atividades realizadas na data objetivam passar a diante a riqueza cultural do folclore brasileiro. Com a instituição da data, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e ganhou mais uma forma de ser preservada.
Serviço
Dia do Folclore Nacional

Umef Basílio Costalonga
Data: 22 de agosto
Horário: 10 horas e 15 horas
Endereço: Rua Bernardino Monteiro s/n - Paul

Umef Ana Bernardes Rocha - Rua Sen. Monjardim s/n - Argolas
Data: 23 de agosto
Horário: 9 horas e 15 horas
Endereço: Rua Sen. Monjardim s/n - Argolas
Umef Saturnino Rangel Mauro
Data: 23 de agosto
Horário: 8h30 horas e 13h30 horas
Endereço: Rua Leonardo Garrido, s/n - Vila Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário