quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Viana realiza encontros para criar Plano Municipal de Cultura


Texto: Secretaria de Cultura / Foto: Daniele Bolonha
22/08/2013 - 13:11 h

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET) de Viana prepara-se para realizar uma sequência de seis encontros de escuta pública, um em cada grande área do município, onde serão construídas as metas do Plano Municipal de Cultura (PMC). Caracterizado como um planejamento estratégico cultural, o PMC deve expressar os caminhos para o desenvolvimento da cultura no município, em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica.
Uma das principais características do PMC é a participação da sociedade em sua construção. O poder público promove o encontro dos agentes culturais com a secretaria para que esses expressem seus desejos sobre ações, programas e políticas de desenvolvimento cultural em sua área de atuação, por isso a importância da participação popular nos encontros.
Para iniciar o ciclo de encontros, será realizado na próxima semana, no dia 31 de agosto, o “Seminário de Apresentação do Sistema Nacional de Cultura e Plano Municipal de Cultura”. O encontro tem o objetivo de apresentar à comunidade o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura e a importância do Plano Municipal de Cultura, além de motivar a participação nos encontros de escuta pública.
Plano Municipal de Cultura
O Plano Municipal de Cultura (PMC) é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução das políticas municipais de cultura. O PMC é a última etapa para que o município de Viana integre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), política criada pelo Ministério da Cultura (MinC) que possibilitará ao município o recebimento de repasses financeiros específicos às políticas culturais provenientes da União, do Governo do Estado, do Orçamento Público Municipal, da iniciativa privada e outros.
Seminário de Apresentação do Sistema Nacional de Cultura e Plano Municipal de Cultura
Dia: 31 de agosto
Hora: 14 horas
Local: Teatro Municipal “Luiz Rodrigues de Siqueira”, Viana Sede

Nenhum comentário:

Postar um comentário