segunda-feira, 26 de agosto de 2013

UMA TARDE EM CACHOERINHA, COM CICI E JOÃO MARTINS





































   

            Uma tarde entre Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul, mais precisamente a comunidade de Cachoeirinha, onde residem João Baptista Martins e Cici Salvador Martins, amigos de longos e longos anos. Eles sempre na ação comunitária. João Martins é o primeiro capixaba que entendeu e aplicou as idéias do Padre Umberto Pietrogrande, sobre a Pedagogia da Alternância e a Escola Família Agrícola (EFA), na década de 60. Hoje no estado são mais de 20 escolas e centenas por este Brasil Afora.

                               Eu e Eliane fomos a Cachoeirinha ciceronendo ,José e Irlanda Stauffer, Dublim e Adriane Stauffer.

                              Antes de sair de Cachoeiro telefonei para comunicar que estava voltando para Vitória em companhia de parentes e que gostaria de passar para uma visita. Ao falar com Cici que o nosso grupo era de seis pessoas, do outro lado ela me respondeu:
                         - Mansur, aqui em casa nós nunca nos preocupamos com a quantidade. A nossa preocupação é a qualidade.

                            João Martins é uma figura importante em duas ações que eu sempre acreditei e lutei e luto por elas: o Agroturismo e a história de imigração suíça para Rio Novo do Sul.
                       
                             No Agroturismo foi com ele que tive as primeiras conversas ainda quando no final dos anos 80 visitávamos a propriedade de Roberto Tessari e Tina Sartori no Norte da Itália. Roberto tem uma propriedade que trabalha no Agriturismo e foi voluntário na Escola Família Agrícola no Espírito Santo. A minha contribuição ao Agroturismo teve sempre as conversas e ações de João.

                           Quando fiz o primeiro texto sobre a imigração suíça em 2005, lembrando que seria interessante a comemoração dos 150 da chegada ao Estado, João que era vice prefeito em Rio Novo do Sul espalhou e lutou pela minha idéia de resgate histórico da imigração. Costumo dizer que somos parceiros.

                           As fotos que seguem demonstram muito bem o que foi uma agradável tarde de domingo na casa de Cici e João. Que eles tenham certeza, voltaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário