segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Simulador mostra importância do cinto de segurança durante a Ação de Cidadania - VITÓRIA


Marcelo Perozini
Convencedor
Convencedor reproduz uma colisão de 12 km/h contra um obstáculo imóvel
Para mostrar a importância do uso do cinto de segurança nos veículos, a Guarda Civil Municipal vai levar o convencedor para a Ação Integrada pela Cidadania, que vai acontecer neste sábado (24), das 9 às 15 horas, em Itararé.
O aparelho, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), reproduz uma colisão de 12 km/h contra um obstáculo imóvel, como um poste ou outro veículo estacionado. Mesmo sendo uma velocidade considerada baixa em comparação com a sinalização da maioria das vias de Vitória, o tranco do convencedor mostra que, mesmo a baixas velocidades, o corpo sofre com o impacto, sendo o cinto de segurança fundamental para a imobilização do motorista e dos passageiros.
"O cinto de segurança é o que vai fazer a diferença para a distribuição proporcional de toda a energia do impacto. Sem o cinto, toda a força da batida pode ir para a cabeça, o que pode trazer sequelas muito graves e permanentes. Quem está no banco de trás também deve usar, pois existe o chamado efeito chicote, que, dependendo da intensidade, pode levar a sérios danos na cervical", alertou o gerente de operação e fiscalização de trânsito Marcelo Perozini.
Quando a colisão é entre dois carros em direções opostas, acidentes muito comuns em rodovias, a velocidade dos dois veículos é somada na hora do impacto. "Mesmo que os dois carros estejam a 50km/h, velocidade compatível com a maioria das estradas, a força da batida é igual a quem bate em um poste a 100 km/h. As pessoas precisam se conscientizar da importância do cinto, pois ele realmente salva vidas", disse o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário